LIAM, o robô que desmonta os iPhones usados para reutilização

CloudData CenterData StorageInovaçãoMobilidadeSmartphonesTecnologia Verde
1 8 Sem Comentários

A primeira parte do evento que a Apple organizou em Cupertino esta segunda-feira foi ocupada com as iniciativas ambientais da empresa. Entre energias renováveis e centros de dados eficientes, a marca apresentou o robô LIAM.

Trata-se de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) detalhado por Lisa Jackson, responsável de Ambiente, Políticas e Assuntos Sociais da Apple. Foi desenhado pelos engenheiros da empresa na Califórnia e a sua função é desmontar os iPhones que são devolvidos pelos usuários quando atingem o fim do ciclo de vida. “O LIAM separa os componentes do iPhone e isso permite-nos recuperar os materiais de alta qualidade e reintroduzi-los na cadeia de produção”, explicou a executiva. “E isso poupa recursos naturais.”

O LIAM desmonta o iPhone e remove os componentes separadamente. Da bateria sai cobalto e lítio, da câmera vem cobre e ouro, do disco vem prata e platina. Por exemplo, o volfrâmio do módulo de alerta pode ser usado para uma ferramenta de corte preciso; a prata do disco pode ser usada em painéis solares. “O objetivo é conseguir usar esses materiais de alta qualidade em nossos próprios produtos.”

Jackson apresentou depois o programa Apple Renew, que pretende incentivar os usuários a entregarem os seus velhos iPhones para serem reutilizados ou reciclados (sendo que a maioria está em bom estado para reutilizar). É possível entregá-los em lojas Apple ou enviá-los pelo correio – as instruções estão numa parte do site dedicada à reciclagem.

A executiva referiu que 93% dos escritórios, lojas e centros de dados da Apple já são alimentados por energias renováveis. Os 100% já foram atingidos em 23 países.

Na China, a empresa construiu um projeto de recolha de energia solar que coexiste com o gado e cultivo de feno. Em Singapura, colocou painéis solares em 800 telhados. “100% dos nossos centros de dados são alimentados a energias renováveis”, acrescentou, dizendo que uma chamada FaceTime ou pergunta à Siri tem impacto reduzido.

Nas embalagens, 99% do papel utilizado é reciclado ou vem de fontes de produção sustentáveis.

A Apple apresentou ontem o novo iPhone SE e uma versão reduzida do iPad Pro no tradicional evento de primavera.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor