NEC lança produto de redes móveis 5G

Mobilidade
0 0 Sem Comentários

A NEC anunciou o lançamento do novo iPASOLINK EX, um sistema de comunicações rádio ultracompacto que visa atingir uma capacidade de transmissão sem fios de 10Gbps. De acordo com a empresa, esta capacidade de transmissão é equiparável à das fibras óticas, posicionando este sistema como o produto ideal para ser utilizado em redes de backhaul móvel para serviços móveis de alta velocidade, tais como o LTE-Advanced e o 5G.

O novo produto funciona na banda E (faixa de frequências dos 71-86 GHz) de ondas rádio milimétricas, proporcionando baixas latências e uma elevada capacidade de transmissão de 10Gbps numa única banda, informa  a empresa. Além disso, quando combinado com a “solução multi-banda” da NEC, o novo produto permite multiplicar a capacidade de transmissão, enviando dados tanto na banda E como noutras bandas de frequência. Recorrendo a esta solução, os operadores móveis podem aumentar a capacidade de backhaul de macro/micro células, e de fronthaul, para Redes de Acesso Rádio Centralizadas (C-RAN).

Segundo a NEC, a funcionalidade de Largura de Banda e Modulação Adaptativas (AMBR) do produto possibilita o ajuste dinâmico do seu método de modulação e da largura banda de transmissão, de acordo com a aplicação específica, as condições meteorológicas e a distância de comunicação. Com esta funcionalidade, o produto permite manter ligações de rede de alta qualidade, mesmo em condições meteorológicas adversas.

O novo iPASOLINK EX é aproximadamente 30 por cento menor do que o modelo existente, o que, diz a empresa, contribui para reduzir os custos associados à aquisição de locais de instalação e aos serviços de instalação. O produto está também equipado com interfaces Ethernet de 10 Gbps, possibilitando uma transmissão eficiente dos dados sobre fibra ótica até ao core da rede móvel.

“Num ambiente 5G, os serviços e os aplicativos móveis serão mais sofisticados e diversificados. Isso exigirá redes móveis de maior capacidade para lidar eficientemente com o tráfego. Este novo produto endereça essas exigências e permite aos operadores móveis oferecer serviços de rede com qualidade superior e uma melhor experiência de usuário”, afirmou, em comunicado, Yuzo Kurokami, diretor-geral adjunto da Mobile Wireless Solutions Division, da NEC Corporation. “Estamos comercializando este novo produto não só para uso em aplicativos de backhaul e fronthaul de redes móveis, mas também para uma ampla gama de outras redes que exigem elevados níveis de fiabilidade.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor