“Uber dos Caminhões” chega ao mercado brasileiro e promete economia de 30% no frete

CloudEmpresasFinançasInovaçãoMobilidadeNegóciosSmartphones

Impulsionada por tecnologia e uma rede de 100 mil caminhoneiros autônomos, a CargoX, primeira transportadora do Brasil impulsionada por tecnologia, promete economia de até 30% no valor do frete. A aposta do “Uber dos Caminhões” é na transformação do mercado brasileiro de cargas rodoviárias, assim como aconteceu com o transporte individual de passageiros. A previsão é que nos primeiros dois anos de operação, o investimento chegue a R$ 100 milhões.

Conectada em tempo real por um aplicativo com mais de 100 mil caminhoneiros autônomos, a Cargox vem sendo estruturada desde meados de 2015 e é pautada em algumas das principais diretrizes do Uber: agilidade, flexibilidade e qualidade na experiência do contratante do serviço, além de uma base de motoristas cadastrados com processo de triagem rigoroso e responsabilidade pelas cargas transportadas.

“Utilizamos a ociosidade da frota autônoma do País com o cruzamento das rotas de nossos clientes para otimizar os envios. Com essa tecnologia por trás da CargoX permitimos que os embarcadores tenham uma economia inicial de até 30% no valor do frete”, esclarece Alan Rubio, diretor de Transportes da CargoX, especialista com mais de 25 anos de experiência no setor de transportes.

Para Oscar Salazar, cofundador do Uber, o momento econômico que o Brasil atravessa também foi uma oportunidade para a criação da companhia. Segundo o executivo, o mercado brasileiro de frete opera com 40% de ociosidade em sua capacidade. “As transportadoras brasileiras estão sob a pressão da crise econômica e, justamente por isso, vamos oferecer um serviço de melhor qualidade com menor custo. Para nós, é o momento de apostar no País e crescer de forma exponencial, impactando positivamente no valor operacional da cadeia logística”, afirma.

Salazar destaca que a empresa pretendemos revolucionar o mercado de transporte de cargas no País, com o fortalecimento da cadeia logística. “Nós acreditamos em um crescimento rápido, com faturamento que pode ultrapassar os R$ 48 milhões no primeiro ano de atuação”, prevê.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor