Ambiente voltado à inovação é passaporte para sucesso de startups

InovaçãoNegóciosStartup
0 0 Sem Comentários

Apesar da popularização das startups, a cada dez delas, nove não vão para frente apesar de boas ideias, segundo a Associação Brasileira de Startups. As consolidadas apontam o ambiente voltado à inovação como fator crítico de sucesso.

Segundo o empreendedor Rafael Giuliano, especialista em Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional, um ambiente voltado para inovação é aquele que favorece a livre integração de pessoas com diferentes expertises.

Dessa forma, há promoção da aprendizagem exploratória, de tal modo que a descoberta de novas ideias e conceitos se torne algo orgânico e natural. “É nesse ambiente que Startups podem se desenvolver de maneira plena”, destaca.

Para Valquíria Rumor, gerente de comunicação da Beta – A Fantástica Casa das Sturtups [que reúne mais de dez startups de diferentes segmentos], um espaço colaborativo e com liberdade é essencial para o ambiente de inovação.

“Na Beta, cada um pode ir e vir o horário que achar melhor, disponibilizamos jogos e podemos até tirar um cochilo, de acordo com nossas próprias responsabilidades. O mais importante para o desenvolvimento das startups é que aqui  criamos conexões reais, fortalecendo uma cultura empreendedora onde todos estão disponíveis para colaborar e fazer a sua startup crescer”, diz Valquíria.

Além do espaço colaborativo, a Beta – A Fantástica Casa das Startups proporciona eventos voltados à atualização do mercado e também promovem mentoria e divulgação, sendo uma incentivadora das startups.

Para Adonis Batista, CEO da Startup Hariken, o diferencial é que o ambiente não se torna apenas um local de trabalho, mas sim um ecossistema. “Vimos que a casa não é só um local de trabalho e sim um ícone do ecossistema de startups. E participando, nós doamos nosso conhecimento e recebemos isso fazendo com que o ecossistema se fortaleça e seja sustentável.”

Uma outra opção para quem busca um ambiente inovador são os hotéis tecnológicos e incubadoras. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) oferece oportunidade de empreender no hotel tecnológico. Nesse espaço, os empreendedores desenvolvem as bases de seu empreendimento sem ainda ter a empresa aberta juridicamente.

Por um período de até dois anos, essas equipes recebem consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado, além de suporte com suprimentos, treinamentos, assessoria psicológica, espaço físico e o nome da UTFPR.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor