BlackBerry desaponta mercado com nova queda nas vendas

EmpresasMobilidadeNegóciosSistema OperacionalSmartphones
0 0 Sem Comentários

A BlackBerry não conseguiu cumprir as expectativas do mercado no seu quarto trimestre fiscal, que terminou a 29 de fevereiro. As vendas de smartphones caíram para menos de metade do que tinha conseguido no mesmo período do ano passado.

De acordo com os resultados divulgados hoje, a BlackBerry vendeu apenas 600 mil unidades neste trimestre, contra os 1,3 milhões que tinha vendido no período homólogo. A má notícia está provocando uma derrapagem forte nas ações da marca canadiana, que tombam 8% em bolsa.

Um dos principais problemas, segundo explicou o CEO John Chen na conferência com analistas, é que a BlackBerry não conseguiu fechar acordos substanciais com grandes operadoras, de modo a garantir uma distribuição forte do seu smartphone Android, Priv. Esta é, aliás, a grande esperança dos investidores para a empresa – embora Chen tenha reiterado recentemente que pretende continuar suportando o sistema operativo proprietário, BlackBerry OS. No entanto, não há planos de novos smartphones com BBOS para este ano,

As receitas do trimestre caíram assim 30% para apenas 464 milhões de dólares. Já as perdas ficaram pelos três centavos de dólar, o que ainda assim é menos mau que os 10 centavos de dólar previstos pelos analistas.

Chen continua empenhado na sua reestruturação da BlackBerry, pretendendo que se torne numa empresa com estruturas pequenas, capaz de vender 5 milhões de smartphones por ano e com grande foco em software. A marca está envolvida no mercado de sistemas para automóveis e planeja investir na Internet das Coisas, mas a já frágil posição no mercado móvel deixou o mercado ainda mais cético de que o CEO consiga operar a transição de forma bem sucedida.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor