Clientes poderão abrir e fechar contas pela internet

EmpresasFinançasNegócios

A novidade vai facilitar o dia a dia dos clientes bancários. Eles agora podem abrir ou fechar suas contas-correntes e de poupança por meio da internet. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou as regras para abertura e fechamento de contas de depósitos por meio eletrônicos.

Para viabilizar essa facilidade, o Banco Central (BC) informa que os bancos terão de adotar procedimentos e controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos eletrônicos e podem usar tecnologias como contato por vídeo, de reconhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica.

As regras já estão valendo. “O objetivo é permitir que haja facilidade maior para abertura e encerramento de contas e incorpore nesse processo toda a inovação tecnológica”, disse a chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques.

As mesmas regras das contas convencionais são válidas para as abertas por meio eletrônico, como as relativas à situação cadastral, tarifas, prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

*Com reportagem de Kelly Oliveira, da Agência Brasil


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor