Comp Line leva operação de back-office para nuvem com Brasoftware

CloudEmpresasFinançasNegócios
0 0 Sem Comentários

A Comp Line Informática, empresa de gestão eletrônica de documentos, escolheu a Brasoftware, provedora de soluções de TI, parceira Microsoft, para aprimorar o gerenciamento de dispositivos móveis e de data center na nuvem com a adoção de soluções de alta disponibilidade.

O principal desafio da companhia, após reestruturação da área comercial, era centralizar em Brasília, onde se localiza a sua sede, toda a operação de back-office, antes espalhada pelo País.

A Comp Line é especializada em processos de gerenciamento eletrônico de documentos, que inclui a tramitação de milhares de arquivos produzidos diariamente pelas seguradoras em todos os municípios brasileiros. Os documentos precisam ser processados e armazenados com agilidade e, sobretudo, com a segurança exigida pelos órgãos reguladores de serviços financeiros e de seguros no Brasil.

Nesse desenho de atuação, o principal desafio da Comp Line era contar com alta disponibilidade de aplicações que são oferecidas aos clientes. Esse processo demanda muito consumo de banco de dados, por se tratar de solução de gestão eletrônica de documentos que atende ao Brasil inteiro.

“Era preciso ter clareza sobre o local que o documento deveria ser processado e quem era o responsável pelo seu armazenamento. Anteriormente, havia perdas no processo, que impactavam no tempo de recuperação de documentos, resultando muitas vezes em prejuízos”, diz Luiz Gonzaga Filho, CTO da Comp Line.

Ele acrescenta que para a Comp Line, não basta apenas digitalizar um documento. “O arquivo é rico em informação, possibilitando retornar para os clientes como oportunidades de negócios.”

A Comp Line recebe da Caixa Seguradora cerca de 20 mil novos documentos por dia, que precisam ser recolhidos, organizados, classificados, conferidos, digitalizados, indexados e armazenados com total segurança e confiabilidade, atendendo todos os prazos e exigências legais.

Para estar em linha com essas exigências, a companhia desenvolveu a solução Comp Live Prover em módulos que atendem às principais demandas de processamento documental da indústria.

Os benefícios da nuvem

Para aprimorar o gerenciamento e reduzir custos, a escolha foi pelo serviço de nuvem Microsoft Azure, que, segundo a empresa, apresentava todos os pré-requisitos para atender ao cliente. Tudo isso, com um modelo de cobrança baseado em uso com licenciamento embutido, elasticidade da infraestrutura e garantia de disponibilidade.

“Manter um data center local (on-premises) era inviável. Não apenas pelo alto custo de hardware, licenciamento, serviços e refrigeração, manutenção e depreciação dos equipamentos. Mas também porque não era possível sabermos o volume de negócios e quanto cresceria nos primeiros meses. Dessa forma, ficava ainda mais difícil calcular o investimento em um datacenter local”, explicou Gustavo de Paula, gerente regional da Brasoftware.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor