Empresas planejam acelerar investimentos em BI, mostra estudo

Business IntelligenceData StorageEmpresasNegócios
0 0 Sem Comentários

Levantamento da Forbes Insights, patrocinado pela Qlik, empresa de visual analytics, identifica que os programas mais bem-sucedidos de business intelligence (BI) colocam nas mãos de todos os usuários de negócios a análise de dados e a tomada de decisão.

Quase dois terços dos entrevistados acreditam que a análise de dados self-service cria vantagem competitiva e metade acredita que essa abordagem pode ajudar a revelar informações valiosas.

Foram entrevistados mais de 400 profissionais de TI e negócios. Eles confirmaram que as organizações estão adotando ambientes self-service, em que os usuários podem assumir o controle de sua própria análise, modelagem, visualização e tomada de decisão.

Cerca de 60% das empresas planejam acelerar seus investimentos em soluções de BI self-service e mais da metade dos entrevistados citaram que seu ambiente de analytics apresenta um grau significativo ou muito significativo de elementos de autoatendimento.

Os departamentos de TI e líderes das unidades de negócios estão preocupados com as questões de governança, que afetam desde a segurança – citada como um desafio por 14% dos inquiridos – até sua integridade e veracidade.

A questão mais desafiadora para permitir o acesso self-service, apontada por quase 20% dos entrevistados, é a dificuldade de combinar dados de diferentes fontes. Segundo os participantes, para ter um modelo bem-sucedido, é necessário que haja uma governança de dados eficaz – que não só preserve a segurança e integridade dos dados, mas também dê aos usuários a confiança de que a sua análise trabalha com conjuntos de informações completas e precisas.

“Reunir mais e mais números não leva a melhores decisões”, afirma Frank Kozurek, Líder de Business Intelligence da National Express. Segundo ele, o verdadeiro BI capacita os usuários de negócios com ferramentas e governança que lhes permitam explorar os seus próprios dados usando os insights que só eles possuem, por conhecerem suas necessidades de negócio. “Business Intelligence que não é self-service simplesmente não é ‘inteligente’”, sentencia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor