Gamificação em trade marketing amplia em 20% resultado de vendas, diz estudo

HOME
1 245 Sem Comentários

Levantamento realizado com promotores de vendas da Trade Marketing Solution (TMS), empresa especializada em operações de trade marketing e vendas, apontou que o uso da gamificação para controle da equipe aumenta, em média, 20% o resultado em vendas. Os dados foram coletados a partir do uso do aplicativo Trade Rally, desenvolvido pela Solvian, empresa de soluções para controle de operações em campo.

A pesquisa foi aplicada a dois grupos de funcionários da TMS, que prestam serviços a uma operadora de telecomunicações. Todos fizeram uso do aplicativo Trade Rally para controle de suas atividades em campo. Contudo, apenas um grupo utilizou o recurso com a gamificação.

O estudo analisou uma série de atividades como visitas/assiduidade, alinhamento ao roteiro, registro de vendas e aumento de produtividade. O grupo que usou o game apresentou, 31% a mais de alinhamento ao roteiro estabelecido do que o segundo grupo, sem gamificação. A quantidade de check-ins também foi bastante representativa, o grupo do game fez 51% a mais do que o outro, sem game.

Jonathan Dagues, diretor da TMS, diz que o Trade Rally fez com que a TMS tivesse um controle mais preciso das operações. Além disso, engajou a equipe de maneira diferenciada. “Com feedbacks diários de desempenho pela própria plataforma, foi notável a motivação entre os promotores para melhorar a performance e alcançar melhores posições”, destaca.

A equipe utilizou o aplicativo Trade Rally, via smartphone, que remete a um game e transforma cada tarefa diária em desafios e missões para o acúmulo de pontos. Semanalmente, aqueles que se destacavam no ranking da equipe recebiam prêmios.

“Desenvolvemos a plataforma com gamificação para engajar a equipe e tornar o processo de controle da operação em campo mais divertido. O game mostrou-se uma forma eficaz de estimular o promotor a prestar contas”, ressalta Benedito Fayan, diretor da Solvian, acrescentando que além disso, melhorou a comunicação entre empresa e funcionário, valorizando o trabalho e premiando por mérito.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor