Hospital catarinense adota ferramenta UpToDate

Inovação
0 0 Sem Comentários

O Centro de Estudos do Hospital Governador Celso Ramos, unidade hospitalar pública subordinada à Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, adotou o UpToDate Anywhere, recurso de suporte a decisões médicas habilitado para tecnologia móvel. A ideia é prover a instituição com informações atualizadas e apoiar o processo de especialização dos participantes do seu programa de residência médica.

De acordo com o hospital catarinense, a utilização da ferramenta trouxe velocidade na descoberta do diagnóstico, na decisão do tratamento e da medicação mais indicada, melhorando inclusive a qualidade do atendimento prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão diariamente sob os cuidados desses profissionais.

“O UpToDate é melhor do que qualquer revista ou portal de informações. Temos respostas a qualquer pergunta, dando a possibilidade inclusive de você imprimir as informações para mostrar ao paciente. Trata-se de um respaldo muito importante tanto para o médico residente, como para quem está passando por consulta. É a certeza de que está tendo acesso ao que há de mais moderno em termos de tratamento e o que está sendo executado em qualquer outro lugar do mundo. Estamos muito satisfeitos com a agilidade que trouxe para o aperfeiçoamento do conhecimento de nossos residentes”, diz José Calza, presidente do Centro de Estudos.

Desde fevereiro que o recurso está disponível nos dispositivos móveis e pode ser usado durante o atendimento e também para tirar dúvidas dos mais variados casos médicos, independente do local onde o médico estiver, seja em casa à noite ou em seu consultório.

“Antes quando tínhamos qualquer dúvida, era necessário procurar por informações na Internet, que além de desatualizadas poderiam não ser 100% confiáveis. Inclusive, eu mesmo pude comprovar isso com um paciente diagnosticado com Síndrome de Goodpasture, que se encontrava entubado na UTI. Consultamos o UpToDate e ele nos orientou quanto ao número correto de sessões de plasmaférese que deveríamos realizar. Sem esse recurso, não saberíamos ao certo quando interromper o procedimento”, acrescenta o responsável.

A decisão de adotar o UpToDate, além de atender uma obrigatoriedade da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), criada pelo MEC (Ministério da Educação), que designa que os programas disponibilizem um portal com informações para apoiar o processo de aprendizado, pretende responder a uma demanda interna dos próprios participantes do Programa de Residência do Hospital Governador Celso Ramos.

De acordo com Denise Basow, M.D., CEO da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, “o UpToDate é o principal recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, confiado pelo mundo todo por profissionais de saúde para ajudá-los a tomar as decisões certas no local de atendimento. Foi comprovado que ele muda a forma como os médicos praticam a medicina e é o único recurso associado com melhores resultados. É de grande valia para prover informações atualizadas e apoiar o processo de especialização dos participantes dos seu programa de residência médica”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor