Microsoft anuncia parceria com consórcio bancário para aperfeiçoar blockchain

CloudNegócios

Nesta semana, em Nova Orleans (EUA), foi realizado o Microsoft Envision, um novo evento que reúne milhares de líderes empresariais de quase todas as indústrias para compartilhar ideias e descobrir soluções para o sucesso na era digital.

A transformação digital está se intensificando em todos os setores, em todas as regiões do mundo. “Uma força inegável nesta transformação é o novo uso da tecnologia blockchain na empresa”, diz Peggy Johnson, vice-presidente executiva de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft. O blockchain pretende oferecer uma forma segura e transparente para monitorar digitalmente a propriedade dos ativos. A ideia é modernizar processos financeiros de legado, para que os comércios de ativos, como ações e títulos, possam ser concluídos em minutos, e não em dias. Ao permitir uma transferência mais direta de propriedade, ele eliminará a necessidade de intermediários, como câmaras de compensação, reduzindo custos e riscos de fraude.

Com isso em mente, a Microsoft anunciou uma parceria estratégica com o R3, um consórcio de instituições bancárias, para ajudar a transformar a tecnologia de blockchain de algo badalado para algo real para a indústria de serviços financeiros. O objetivo é ajudar mais de 40 bancos membros do R3 a desenvolver, testar e implantar tecnologias de blockchain, para modernizar processos de décadas atrás e simplificar as operações, potencialmente economizando bilhões de dólares em operações de backoffice.

Esta parceria capacita membros do R3 com tecnologia inteligente para a experimentação mais rápida, agilidade técnica e aprendizagem acelerada. Os bancos participantes usarão a plataforma de nuvem, Microsoft Azure, e terão acesso à rede em expansão de mais de 45 parceiros fornecedores de soluções de Blockchain-as-a-Service para desenvolvimento e testes.

Juntamente com serviços exclusivos e suporte técnico para laboratórios de blockchain do R3, esta parceria pretende criar um ecossistema poderoso e flexível para os bancos membros desenvolverem e implantarem soluções de blockchain do mundo real. Os membros do R3 também se beneficiarão de proteções de segurança e privacidade de nuvem de classe empresarial da Microsoft, além do maior portfólio de conformidade e certificação de nuvem na indústria.

“Estamos orgulhosos de que organizações como o R3 confiem na Microsoft como um parceiro para criar os sistemas de tecnologia financeiras do futuro. Com as tecnologias de próxima geração, como blockchain, prestes a revolucionar a forma como fazemos negócios em quase todos os setores, estamos empenhados em continuar a ganhar a confiança dos empresários e dos seus clientes em todo o mundo.”, refere Peggy Johnson.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor