SAS aposta tudo na nuvem com plataforma de analítica Viya

Cloud
0 58 Sem Comentários

A nova plataforma de analítica Viya é a mais recente aposta do SAS Institute, com foco total na nuvem. A novidade foi apresentada durante o SAS Global Forum, que acontece em Las Vegas.

O CEO da empresa, Jim Goonight, descreveu a nova plataforma como “um salto gigantesco” que ajudará os usuários a criarem valor com recurso aos dados. A Viya é uma arquitetura de analítica e visualização de dados “preparada para a nuvem”, adiantou também Robby Powell, gestor global de produto, num evento de preparação para o Global Forum.

“Quem vai beneficiar da Viya? Se você tem um novo negócio e quer ser inovador, é para você. Se você tem uma empresa estabelecida no mercado e quer promover uma cultura de inovação evitando o risco, é para você”, resumiu o executivo. O SAS, que vem repetindo nesse evento ser o líder do mercado de Analytics, pretende promover o Viya como uma plataforma para pequenas e micro empresas bem como para grandes organizações, pelo fato de ser escalável e baseada na nuvem. “A analítica é a nova moeda da inovação, que vem alimentando esses novos negócios”, afirmou Powell. “Mas as grandes empresas estão sendo confrontadas com novos desafios.”

Durante a sessão de hoje do Global Forum, vários executivos do SAS demonstraram casos práticos de aplicação da Viya, e se focaram na facilidade e rapidez de implementação. O usuário não precisa instalar nada e os programadores poderão usar as linguagens que preferem – a Viya integra diversas linguagens, desde Java a Python. A plataforma se baseia em quatro princípios: ela é aberta, simples, poderosa e preparada para a nuvem. Uma arquitetura única que entrega “o ciclo de vida completo”, segundo Powell, e que pode ser usada tanto pelos cientistas de dados como pelos gestores mais amadores.

O que significa isso de ser preparada para a nuvem? O executivo explicou que a arquitetura suporta múltlipas nuvens e permite ao usuário pagar só pelo que usa. Os novos modelos de pagamento são, inclusive, um dos pontos fortes dessa nova oferta.

A Viya estará disponível para “usuários selecionados” em maio e chegará ao mercado global em setembro, avançou Goodnight na sessão de abertura, falando das seguintes ofertas: SAS Visual Analytics, SAS Visual Statistics, SAS Visual Investigator e SAS Visual Data Mining and Machine Learning.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor