Sonda IT atualiza tecnologia de gestão de compra e venda de energia

EmpresasNegócios
0 16 Sem Comentários

A Divisão Utilities da Sonda IT, integradora latino-americana de TI, pega carona no reaquecimento do mercado livre de energia no Brasil, e coloca nas prateleiras a nova versão da solução Generation and Transmission Solution (GTS), voltada para auxiliar as comercializadoras na gestão de compras e vendas de energia.

A tecnologia é um software que controla todo o processo operacional e financeiro referente às negociações e receitas de geração, transmissão e comercialização de energia. Tudo isso, em linha com as regras estabelecidas pelas entidades reguladoras do setor elétrico, como também, as aplicadas pela empresa administradora do sistema.

Os principais diferenciais da ferramenta, segundo a Sonda, são a flexibilidade e a adaptação aos processos e negócios estabelecidos pela empresa usuária, com nível de parametrização associado a um sistema de workflow. Outro destaque é a simulação da venda com facilidades para formalização, desde a elaboração da proposta comercial até a assinatura do contrato e, consequentemente, a operacionalização.

Claudio Rincon, gerente de produtos sênior da Divisão Utilities da Sonda, diz que o GTS impacta nos negócios das comercializadoras na mitigação de riscos associados ao lastro, que é o montante necessário para garantir a venda ou consumo de energia elétrica.

“No mercado de energia o que é vendido ou consumido deve ser produzido ou comprado. Por isso, uma possível falta de lastro para consumo ou venda gera penalidades com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), ficando sujeito a variações do mercado estabelecidas pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O sistema ajuda a monitorar o balanço entre a somatória de produção e compra para que seja igual à soma do consumo e da venda”, explica o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor