Vídeos ao vivo invadem feed de notícias no Facebook

e-MarketingRedes Sociais

Começou acontecendo esta semana: de repente, o feed de notícias do Facebook encheu-se de vídeos ao vivo. O serviço, que está disponível para usuários com smartphones iOS e Android, recebeu uma série de novas funcionalidades, que estarão disponíveis para todos nos próximos dias.

Mark Zuckerberg tem reiterado que o vídeo é a próxima grande fronteira na produção e consumo de conteúdos, e este é mais um passo. O serviço chama-se Facebook Live e a ideia é, basicamente, usar o celular para partilhar momentos em tempo real com amigos, família ou fãs, podendo responder logo aos comentários e reações.

A ferramenta não é propriamente nova: foi lançada no verão passado para as celebridades que usam o Facebook, através do app Mentions. Só recentemente chegou a todos os usuários de Android e iOS, e tem pegado entre muita gente. Esta semana, o Facebook anunciou uma série de novas funcionalidades, o que pode explicar o aumento exponencial da sua utilização. Estas são as novidades, que estarão disponíveis ao longo das próximas semanas:

“Ao Vivo” para Grupos e Eventos

Os vídeos ao vivo passam a poder ser transmitidos nos Grupos e Eventos do Facebook. Ou seja, o usuário pode fazer transmissões em direto apenas para os Grupos que pretende, por exemplo para partilhar um plano de treino num grupo de fitness. Já os Eventos ao Vivo (Live in Events) podem ser usados para partilhar momentos de uma festa de anos para quem não conseguiu ir, ou para um artista partilhar momentos dos bastidores antes do espectáculo. Os Eventos ao Vivo podem também ser utilizados para uma sessão de perguntas e respostas em direto.

Funcionalidades interativas: Reações, Comentários e Filtros

As mesmas reações que foram adicionadas ao Feed de notícias, como ‘Adoro’, ‘Riso’, ‘Surpresa’, ‘Tristeza’ ou ‘Ira’ podem ser usadas nos vídeos ao vivo, surgindo no momento na parte superior da janela. O Facebook diz que as pessoas comentam 10 vezes mais nos vídeos do ‘Facebook Live’ do que nos outros vídeos, o que demonstra esta componente reforçada de interatividade.

Ferramentas criativas para iOS

Um piscar de olhos aos fãs de Snapchat? Passaram a estar disponíveis cinco Filtros ao Vivo e brevemente será possível desenhar ou criar um ‘doodle’ no vídeo em direto.

Descobrir mais vídeos ao vivo: Convidar amigos, vídeos ao vivo num Local Específico e Mapa ao Vivo.

Quem estiver vendo um vídeo em direto e quiser convidar um amigo a assistir pode enviar o convite diretamente a partir da janela.

O Facebook criou também um Local Específico onde os usuários podem descobrir que vídeos ao vivo é que estão sendo falados, vídeos ao vivo de amigos e tópicos de vídeos ao vivo em que possa estar interessado. É uma espécie de diretório: a partir deste local, pode procurar por vídeos que são e que não são ao vivo e pode escolher transmitir em direto.

Por último, o ‘Mapa ao Vivo’ (Facebook Live Map), disponível para desktop, permite ter uma ideia do que se está passando no mundo no momento. Os vídeos ao vivo estão agora disponíveis para mais de 60 países.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor