Economia de partilha vai triplicar até 2020, diz Juniper Research

Negócios

Um novo estudo da Juniper Research sobre a economia de partilha mostra que as receitas geradas vão triplicar até 2020, atingindo US$ 20,29 bilhões.

O estudo da Juniper Research, “Sharing Economy: Opportunities, Impacts, and Disruptors 2016-2020“, fala sobre o impacto de novos modelos de negócio, como os da Uber, Airbnb e TaskRabbit – que se tornaram os maiores exemplos do conceito de economia de partilha. Em 2015, este segmento gerou US$ 6,4 bilhões, preparando-se para explodir no final da década.

A consultora refere que várias indústrias já sofreram disrupção devido aos novos modelos e mais sectores tradicionais irão passar pelo mesmo nos próximos anos. “Por exemplo, fornecedores de serviços pessoais partilhados, como a TaskRabbit, Airtasker e a plataforma japonesa Anytimes, vão ver as suas soluções tornarem-se populares junto dos consumidores que querem manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida privada, visto que permitem poupar tempo”, explica a Juniper Research.

Algumas indústrias vão ter o maior impacto nos próximos dez anos: a consultora aponta para os sectores da entrega e da produção.

“A produção partilhada é uma destas indústrias emergentes, com apoio de grandes players e espaço significativo para crescimento e desenvolvimento”, lê-se no relatório do estudo.

Um dos autores, Lauren Foye, explica que a GM já opera a sua plataforma FirstBuild com o conceito da inovação colaborativa. “Outros fornecedores, como a TechShop, dão acesso a workshops tecnologicamente avançados, reduzindo o tempo de produção para protótipos e conceitos, ao mesmo tempo que ajudam na escalabilidade de projetos de produção desenhados por startups”, refere o investigador.

Por outro lado, a Uber lançou o serviço de entregas locais UberRUSH e UberEATS, que recorre aos condutores  freelance para fazerem entregas de comida e pequenas encomendas, uma disrupção no sector da logística. A Juniper Research tem um white paper disponível sobre o tema – Sharing Economy ~ Uber Disruptive.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor