Entrevista da Semana: “Simplicidade na aquisição e no uso da tecnologia sempre foi nossa arma”, diz diretor de Marketing da Salesforce para América Latina

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E é verdade. O objetivo de Marc Benioff, cofundador e presidente da Salesforce, era “tornar o software empresarial tão fácil de usar quanto navegar em um website como o da Amazon”, cita o diretor de Marketing da Salesforce para América Latina, Daniel Hoe, sobre a profecia do seu comandante.

Em entrevista à B!T Magazine, ele destaca que essa visão era uma ideia simples de fornecer aplicativos corporativos como um serviço na Internet e que passou a imperar na empresa, muito antes do uso do termo “cloud”.

Hoe reitera o discurso de como a nuvem mudou a forma como as empresas usam aplicações e especialmente a maneira como a indústria de software funciona. Sendo assim, nascida na esteira da revolução tecnológica, a Salesforce, ele se orgulha, desde então vem expandindo e redefinindo os conceitos de CRM, cloud computing e plataforma, para que os mais de 150 mil clientes no planeta se conectem com seus próprios clientes.

E na lista de usuários há empresas de diversas indústrias e tamanhos como Unilever, Coca-Cola, Cisco, Hospital Samaritano, Easy Taxi, UP Language e Electrolux em aplicações que incluem as mais demandadas no momento como marketing digital e mobilidade.

Hoe diz que a base de tudo isso é a transparência e, em especial, a valorização da experiência do usuário. “Não por acaso fomos pioneiros em disponibilizar informações em tempo real sobre o desempenho de nossos sistemas e sobre segurança”, gaba-se.

No início deste ano, a Salesforce mostrou que não cruza os braços quando o assunto é aprimorar sua mais potente arma, o CRM. Tirou da cartola a próxima geração de plataformas, o Salesforce Lightning, considerado pelo seu presidente como “um divisor de águas”, que, garante, possibilita às empresas se transformarem e se conectarem com seus clientes de maneira inovadora.

Outra iniciativa estratégica recente, que, segundo Hoe, é exemplo de como a Salesforce procura se alinhar aos recursos que facilitam cada vez mais a experiência do usuário, foi a parceria com o Facebook, tendo como protagonista a sua plataforma para Messenger [este que já soma 900 milhões de usuários ativos].

Na verdade, o Salesforce for Messenger foi uma tacada de mestre, por possibilitar às empresas aproveitar os processos existentes de negócios para tornar as jornadas dos clientes ainda mais personalizadas. É a sinalização da companhia ao mercado de que continua a reinventar completamente o CRM para a era digital. O pulo do gato é que o Salesforce for Messenger entregará engajamento personalizado em grande escala, usando dados de CRM.

Nesse clima de transformação,  a empresa traz pela primeira vez em solo nacional seu mais importante evento, o Salesforce World Tour São Paulo. O tema desse encontro da cadeia de negócios, que acontece no próximo dia 18 de maio, é a inovação, e como usá-la para revolucionar o business de empresas de todos os tamanhos e segmentos, a partir da transformação na experiência dos clientes. 

“Teremos especialistas e grandes líderes com habilidades e conhecimentos que passam por negócios, ciências e economia. De startups a grandes companhias, irão inspirar os participantes em sessões e palestras sobre gestão, tecnologia e principalmente inovação”, diz o diretor de Marketing, adiantando que haverá um painel com participação especial de startups e da Associação Brasileira de Startups. Mais uma prova de interesse da empresa pela inovação. Vale conferir.


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