Google introduz teclado virtual com pesquisa para iPhone

AppsMobilidadeSmartphones

A Google está a acenar aos usuários de iPhone com um novo teclado virtual, o Gboard. A maior vantagem é a integração da função de pesquisa diretamente no teclado.

O Gboard também inclui GIFs e outras funcionalidades convenientes. Segundo a Google, os usuários de iPhone poderão passar a enviar informação de forma muito mais fácil e rápida se descarregarem o novo teclado.

A empresa dá vários exemplos: imagine que está trocando mensagens com um amigo sobre o almoço de amanhã. Ele está pedindo a morada do restaurante e para enviar essa informação, tem de sair do aplicativo, abrir uma janela de busca, encontrar o restaurante e copiar o endereço, que depois colar no app de mensagens.

“Pesquisar coisas e enviá-las pelo telefone não devia ser tão difícil”, escreve Rajan Patel, engenheiro principal da Google, no blogue corporativo da empresa. “Com o Gboard, pode pesquisar e enviar todo o tipo de coisas, desde informações de restaurantes, horários de voos, artigos de notícias, sem sair do teclado”, resume o responsável. Os resultados aparecem como cartões, com a informação principal em destaque (tal como número de telefone e horário de funcionamento).

Também dá para pesquisar um emoji, em vez de andar à procura da figura certa, ou um GIF, através de uma descrição generalista (“cão a teclar” é o exemplo que a Google dá).

Outra funcionalidade é que dá para escrever deslizando, em vez de ter de premir cada “tecla” de forma individual. O Gboard funciona em qualquer aplicação, não só de mensagens, mas neste momento só está disponível em inglês, na App Store. “Seguir-se-ão mais línguas”, promete Patel.

Um vídeo exemplificativo pode ser visto aqui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor