Rede Nacional de Ensino e Pesquisa faz parceria com programa Cidades Digitais

InovaçãoNegócios
0 5 Sem Comentários

Acordo do Ministério das Comunicações com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai permitir a conexão de instituições de ensino superior, tecnológico e de pesquisa nos municípios atendidos pelo programa Cidades Digitais. A cooperação foi assinada pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, e pelo diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

A iniciativa prevê que a RNP seja responsável pela vistoria e aprovação das redes de fibras ópticas construídas pelo programa Cidades Digitais. Ao mesmo tempo, a RNP pode usar parte dessa rede para conectar as instituições de ensino nas localidades beneficiadas pelo programa.

“A RNP participa desde o começo do Cidades Digitais. Ela vai nos apoiar agora na vistoria e fiscalização das obras entregues, o que libera o esforço de engenharia do MC, e nós cedemos um par de fibras para que eles possam conectar as instituições de pesquisa. Nossa estimativa é que quase metade dos municípios em que já implantamos o Cidades Digitais tem uma instituição com interesse em ser conectada à rede da RNP”, afirma o secretário de Inclusão Digital do MC, Américo Bernardes.

Organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), A RNP possui um contrato de gestão com o Governo Federal. A entidade promove o desenvolvimento tecnológico, a integração e a colaboração entre a comunidade acadêmica ao fornecer a infraestrutura de rede para instituições públicas de ensino superior e tecnológico.

*Com informações do Ministério das Comunicações


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor