Aeroporto Internacional de São Paulo moderniza TI e atendimento com Dell

CloudEmpresasFinançasNegóciosServidoresVirtualização

A Dell, fornecedora global de soluções de TI, participou da modernização do data center e da plataforma de atendimento aos clientes do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), localizado em Guarulhos. Ele é considerado o maior aeroporto da América Latina, recebe cerca de 39 milhões de passageiros ao ano e opera 810 voos diários.

“No aeroporto, a tecnologia está em tudo o que a gente vê. A partir do momento que uma aeronave toca o solo, ela passa a ser responsabilidade nossa. É a tecnologia que coloca o avião no finger correto, que aloca os recursos necessários de acordo com o número de passageiros e tipo de aeronave”, diz Emerson Thomazini, Coordenador de Infraestrutura do GRU Airport.

Segundo ele, a tecnologia também fornece informações aos passageiros, incluindo horários dos voos e é essencial para a operação do sistema aeroportuário como um todo.

O GRU Airport abriu um processo de licitação, com o intuito de escolher o melhor fornecedor para modernizar o data center e a plataforma de atendimento aos clientes. A Dell saiu vencedora. Entre os fatores que mais pesaram na decisão foram a possibilidade de ter um único ponto de contato para a implementação de toda a infraestrutura do data center, assim como a qualidade de atendimento, implementação e suporte fornecidos pela Dell.

O projeto do novo data center e da plataforma de atendimento aos passageiros foi desenhado a quatro mãos pela Dell e o time de TI do GRU Airport. Entre as premissas, houve uma preocupação de criar uma estrutura modular, permitindo assim uma rápida expansão para acompanhar as necessidades do aeroporto.

O novo data center está baseado em soluções Dell, com uma estrutura modular baseada em servidores blade Dell PowerEdge, storage Dell Compellent SC8000 – para armazenamento de alta performance – e Dell PowerVault TL200, além do appliance de backup Dell DR4000. O ambiente, desenhado inicialmente com uma capacidade de 50 TB, já atingiu 170 TB.

O projeto do GRU Airport incluiu também a modernização e padronização dos equipamentos utilizados para atendimento aos passageiros. A Dell respondeu pela customização e implementação do ambiente, composto por PCs (desktops Dell OptiPlex, notebooks Dell Precision e Dell Latitude e workstations Dell Precison Mobile) e soluções Microsoft, Symantec e VMWare.

“Projetos como esse do GRU Airport reforçam a capacidade da Dell de posicionar-se como um parceiro dos clientes, ao desenhar, implementar e suportar soluções tecnológicas, próprias e de terceiros, que atendam às reais necessidades de negócios das empresas”, afirma Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor