Apple anuncia iOS 10 e MacOS Sierra

MobilidadeSistema Operacional
0 0 Sem Comentários

No grande evento dedicado ao software, a Apple apresentou a próxima versão do sistema operacional móvel iOS 10, o novo MacOS Sierra, o watchOS 3 e o mais recente tvOS.

Ao contrário do que diziam alguns rumores, não houve hardware na conferência de desenvolvedores, WWDC, que esta semana decorre em São Francisco. O iOS 10, que foi o último a ser apresentado no evento, arrancou as melhores reações à audiência que se reuniu no Bill Graham  Civic Center, em São Francisco.

“O iOS 10 é o nosso maior lançamento de sempre, com excelentes novas formas de expressão pessoal nas Mensagens, uma aplicação nativa para a automação doméstica, e apps redesenhadas para o Music, Maps e News, que são mais intuitivas e poderosas”, disse Craig Federighi, vice presidente de engenharia de software da Apple.

O sistema móvel terá, de facto, uma das maiores renovações de que há memória em termos de funcionalidades e inteligência. “O iOS 10 adiciona a inteligência do Siri ao QuickType e Fotos, automatiza a sua casa com a nova app Home e abre o Siri, Mapas, Telefone e Mensagens aos programadores, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e privacidade com tecnologias poderosas, como a Privacidade Diferencial”, acrescentou Federighi.

Há imensas novidades, desde stickers, emojis maiores e links ricos nas Mensagens até à possibilidade de integrar o assistente por voz Siri com aplicações de terceiros, como a Uber. 
Na aplicação de Fotos, surgirá o separador “Memórias”, que analisa todas as fotos e vídeos, descobre eventos esquecidos e apresenta-os numa coleção – incluindo um filme editado pela inteligência do telefone, usando visão de computador e reconhecimento de caras, objetos e lugares.

No ecrã bloqueado, haverá mais informação e maior integração com o toque 3D.

Em termos de computadores, o OS X passa a designar-se MacOS e a primeira versão nessa nova era é a Sierra. Algumas das funcionalidades mais interessantes são a integração do assistente Siri, a possibilidade de fazer copiar/colar entre dispositivos diferentes e a chegada do Apple Pay aos sites, através do navegador Safari.

Ambos os sistemas operacionais estarão disponíveis “na primavera”, garantiu a Apple.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor