Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo ingressa na nuvem AWS

CloudEmpresasFinançasNegócios

O Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo, responsável pela gestão das unidades de atendimento público à Saúde no município do Grande ABC, contratou o serviço de armazenamento de arquivos da Amazon Web Services, o AWS S3, com apoio da parceira Dedalus Prime, em um projeto que envolve o arquivamento das imagens de raio-x, tomografias e ressonâncias geradas no Hospital de Clínicas Municipal José de Alencar.

A ideia de usar os recursos da computação em nuvem nesse projeto nasceu da necessidade de armazenamento dos exames de radiologia em imagens feitos no HC José de Alencar, o mais novo, inaugurado em dezembro de 2013, com 293 leitos e capacidade para até 1,5 mil cirurgias mensais.

Em pouco tempo de funcionamento, o hospital já acumulava mais de 3 terabytes de imagens e gerenciadas por uma plataforma integrada de Radiology Information System (RIS ) e Picture Archiving and Communication System (PACs). Com o crescente aumento do número de exames, a Gerência de TI do Complexo Hospitalar analisou a computação em nuvem como uma solução de futuro para armazenamento deste material, eliminando a necessidade de constantes investimentos na compra de servidores.

“Nossa estimativa é a produção entre 3 terabytes e 4 terabytes de imagens por ano em futuro próximo. E como o prontuário do paciente deve ser guardado por 20 anos, podemos imaginar que a nossa estrutura interna não será capaz de dar conta. Mesmo que a legislação não trate especificamente da guarda das imagens, optamos por manter o mesmo tempo determinado para os prontuários para que os pacientes possam ter seu histórico médico completo”, diz Felipe Colucci, gerente de Tecnologia da Informação do Complexo Hospitalar.

Flexibilidade e rapidez na contratação da computação em nuvem foram pontos fortes para a escolha da AWS. “A compra de um servidor pode demorar três meses, enquanto que o espaço na computação em nuvem acontece em poucos dias. “Também tivemos eliminação de tarefas relacionadas à manutenção do serviço, como o backup, por exemplo, que é automático na nuvem AWS, além da segurança proporcionada no ambiente de cloud”, diz.

O Complexo Hospitalar é uma organização social de Saúde sem fins lucrativos e também gerencia o Hospital Anchieta (HA), Hospital Municipal Universitário (HMU) e Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC), e administrado, pela Fundação do ABC.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor