ICI cria aplicativo que incentiva doações de sangue no Brasil

AppsEmpresasMobilidadeNegócios

O aplicativo Hemogram foi lançado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), empresa paranaense de soluções e pesquisa de gestão pública. Ele compartilha pedidos de doação via Facebook e alerta usuários sobre a importância desse procedimento.

O ICI cita levantamento feito entre 2012 e 2013 pela Organização Pan-Americana de Saúde nas Américas, que mostra que o Brasil ainda é um dos países com o menor volume proporcional de doação de sangue da América Latina.

Apesar de ser o primeiro em números quantitativos, o País fica atrás de Argentina, Uruguai, Cuba e Chile. Apoiado nesses resultados, o ICI desenvolveu nova versão do Hemogram, segundo a empresa, com a intenção de ajudar a reverter esse quadro.

O aplicativo (app), disponível para Android, faz o compartilhamento dos pedidos de doação via Facebook e envia alertas para notificar os doadores sobre a data da próxima doação. Quando o aplicativo é instalado, o usuário informa o tipo sanguíneo e fica sabendo de que forma pode ajudar, como, por exemplo, qual banco de sangue necessita de doação.

Tudo isso acontece em tempo real, com ajuda dos bancos de sangue. “É importante que o voluntário preencha todos os dados solicitados pelo aplicativo, pois isso facilitará o mapeamento e ele receberá somente notificações que tenham a ver com o tipo sanguíneo informado”, explica a coordenadora do projeto, Kellen Cristina de Lima.

Além do aplicativo, o ICI disponibiliza também um painel em plataforma web, que é utilizado pelos hemocentros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor