Investimento em IoT atinge US$ 232 bilhões nos EUA

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O maior mercado para a Internet das Coisas, os Estados Unidos, está a crescer de forma exponencial. De acordo com uma revisão de consultora IDC, as empresas americanas vão investir 232 bilhões de dólares em IoT em 2016.

Na nova versão do estudo Worldwide Semiannual Internet of Things Spending Guide, a IDC refere que este montante será investido em hardware, software, serviços e conectividade ligados à IoT. A consultora espera que as receitas do mercado cresçam a uma média anual de 16,1% até 2019, ano em que chegarão aos 357 bilhões.

As indústrias que estão na vanguarda dos investimentos em IoT são a Manufatura (35,5 bilhões) e Transportes (24.9 bilhões). No entanto, os investimentos transversais a várias indústrias também têm um peso significativo: 31 bilhões este ano. Nestes segmentos, há vários casos de aplicação da IoT em destaque, diz a IDC. Os que recebem mais investimentos são:

  • Operações de Manufatura – os produtores usam ferramentas inteligentes e interconectadas como sensores, drives, equipamento visual – para permitirem que diferentes componentes como robôs e correias de transporte troquem informação de forma autónoma, tomem ações e se controlem mutuamente.
  • Monitorização de carga – utilização de tecnologias RFID, GPS, GPRS e GIS para a criação de um sistema de transporte inteligente e ligado à internet. Este sistema opera com o reconhecimento inteligente, localização e monitorização da carga, trocando informações em tempo real via satélite, wireless ou outros canais.
  • Edifícios inteligentes – uso de integração e automação avançadas para medir, controlar e otimizar operações de construção e manutenção em edifícios. A chave é a otimização: a instalação de sistemas de controlo que se adaptam a políticas internas e sinais externos. Estes sistemas gerem a operação de equipamentos para um uso eficiente de energia.

Outros casos de utilização da IoT em receitas serão gestão de saúde remota, redes elétricas inteligentes e casas inteligentes. Mas as aplicações que vão crescer mais aceleradamente são o marketing contextual no varejo, carros conectados e telemática de seguros.

“A oportunidade de longo prazo para os fabricantes de IoT é ajudar a identificar e criar benefícios imediatos e residuais para os usuários finais com suas tecnologias”, afirma Marcus Torchia, diretor de pesquisa da divisão de IoT na equipe Customer Insights and Analysis. O analista realça as “fortes oportunidades” na manufatura e transportes, mas indica que na saúde e consumo a tecnologias “está a ser usada para produzir benefícios que melhoram a qualidade de vida.”

O estudo analisa as previsões de receitas para 12 tecnologias ligadas à IoT, em 47 aplicações distintas em 20 indústrias verticais. Abrange 52 países.


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