Norton detecta scam que rouba senhas de e-mails

CyberwarFirewallGestãoSegurança

A Norton,empresa de segurança da informação, alerta para criminosos que estão roubando credenciais de e-mail utilizando o scam, prática que se baseia em induzir a vítima a fornecer suas informações pessoais. Para isso, eles precisam apenas do endereço de e-mail e o número de telefone associado ao usuário, dados que podem ser obtidos com muita facilidade em redes sociais e em perfis de sites de empregos.

Com o e-mail e o telefone em mãos, diz a Norton, o invasor tentará redefinir a senha de acesso e o sistema enviará automaticamente uma mensagem de texto ao celular da vítima com o código de verificação. Nesse momento, o criminoso se disfarçará como o provedor de e-mail e solicitará esse código também via mensagem de texto.

Caso a vítima forneça o código, o criminoso pode alterar a senha ou mesmo adicionar um endereço alternativo sem o conhecimento do usuário, a fim de encaminhar cópias de todas as mensagens enviadas para este endereço de e-mail.

Esse é um scam simples e que pode ser facilmente evitado caso o usuário fique atento. A Norton afirma que esses invasores geralmente não estão buscando dados financeiros, e sim pesquisando e rastreando detalhes sobre os seus alvos para futuros ataques maiores.

Confira as medidas de segurança sugeridas pela Norton:

  • Desconfie de mensagens de texto (SMS) pedindo códigos de verificação de e-mails. Se você não tem certeza de que a solicitação é legítima, entre em contato com seu provedor de e-mail diretamente.
  • Use uma senha diferente para cada uma das suas contas.
  • Para mais informações sobre segurança virtual, acesse o blog ou agende uma entrevista com um porta-voz da empresa.

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor