Wolters Kluwer cria tecnologia de auditoria fiscal para mercado brasileiro

EmpresasNegóciosSoftware

O Prosoft Auditor Fiscal, baseado na nuvem, realiza em segundos a auditoria dos arquivos do SPED, efetuando desde verificações estruturais até complexas análises fiscais, garante sua desenvolvedora Wolters Kluwer, empresa global de serviços de informação.

O objetivo da ferramenta é proporcionar às empresas contribuintes assegurarem-se de que as obrigações geradas estejam em total conformidade com a legislação, eliminando riscos com a fiscalização.

O software da Wolkers Kluwer realiza a auditoria dos arquivos do SPED, reportando inconsistências por meio de relatórios analíticos, cruzamentos de informações e análise dos riscos fiscais por tributos, para que as empresas se certifiquem de que as obrigações auditadas estejam em total conformidade com as leis brasileiras.

Desenvolvido para proporcionar maior produtividade na auditoria eletrônica das empresas obrigadas a entregar os arquivos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o Prosoft Auditor procura inconsistências na EFD Fiscal, EFD Contribuições, Sintegra, ECD Contábil, ECF, Livros Eletrônicos de Brasília e Pernambuco, baseado nas regras determinadas pela legislação vigente.

“O Prosoft Auditor Fiscal armazena as informações processadas deixando-as disponíveis por cinco anos. Dessa forma, caso o usuário processe novas auditorias, ele não precisa se preocupar em armazenar ou salvar os resultados anteriores. O sistema faz isso por ele”, destaca Heverton Gentilim, gerente de Produtos da Wolters Kluwer.

“Muitos profissionais acreditam que o fato de gerar um arquivo SPED e validá-lo no programa da Receita Federal (PVA) já garante que o documento esteja correto. Entretanto, a Receita não realiza auditorias e conferência das informações, apenas uma análise para verificação dos dados necessários para o envio dos arquivos. Validar o arquivo no PVA não significa que todo o conteúdo esteja correto”, alerta Gentilim.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor