BlackBerry vai descontinuar modelo Classic

MobilidadeSmartphones

A BlackBerry vai descontinuar o modelo “Classic”, ano e meio depois do seu lançamento. Este smartphone foi lançado para apelar aos fãs do antigo campeão de vendas do mercado, com um teclado físico e icónico que tanto sucesso fez no passado.

O BlackBerry Classic foi modelado à imagem do predecessor, o Bold, e corria o sistema operativo BB OS 10. Esta semana, a empresa anunciou a decisão de deixar de o produzir numa publicação de Ralph Pini, diretor geral de dispositivos na BlackBerry.

“Quando assumi este cargo, falei dos três elementos críticos para o sucesso do negócio de dispositivos. Primeiro era alargar a escolha para os consumidores. Depois era alavancar a nossa experiência e capacidades em segurança. E em terceiro era construir em cima do pedigree da BlackBerry”, escreveu o executivo no blogue corporativo da empresa.

“Para continuar a inovar e a avançar o nosso portfólio, estamos a atualizar o alinhamento de smartphones com dispositivos ‘state of the art’. Como parte disto, depois de muitos anos de sucesso no mercado, vamos deixar de fabricar o BlackBerry Classic.” O executivo referiu que este modelo ultrapassou o ciclo de vida médio de um smartphone no mercado de hoje e que a empresa está pronta para a mudança.

A marca vai continuar a suportar o sistema operativo BlackBerry 10 e prometeu a versão 10.3.3 em agosto, com mais um update no final do ano.

O que também está prometido é uma vaga de smartphones a correrem Android, na senda do sucesso do smartphone Priv, o primeiro da marca com o sistema operativo que domina o mercado.

O CEO John Chen mantém-se confiante de que a unidade de negócio dos smartphones vai tornar-se lucrativa no terceiro trimestre, com um deadline de setembro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor