CPqD quebra recorde mundial de transmissão óptica a 400 Gbps sem repetição

EmpresasInovaçãoNegócios
0 0 Sem Comentários

O CPqD tem investido no desenvolvimento de sistemas ópticos sem repetição, que dispensam a necessidade de elementos ativos na rede. Esse trabalho acaba de alcançar o marco importante de recorde mundial em transmissão coerente a 400 Gbps, sem repetição, por meio de um link óptico de 370 quilômetros.

Para se ter uma ideia da importância desse feito, o CPqD explica que a instalação de elementos ativos para amplificação de sinais é um dos principais obstáculos à implantação de redes ópticas de comunicação em locais de difícil acesso, como a Região Amazônica ou uma plataforma de extração de petróleo. Sendo assim, esse avanço servirá de esteira para variados projetos, antes bastante complexos.

De acordo com o CPqD, o resultado dessa transmissão, que utilizou dez supercanais ópticos de 400 Gbps, será publicado no IEEE Photonics Technology Letters, em um artigo intitulado Unrepeatered Transmission of 10x400G over 370 km via Amplification Map Optimization (Transmissão sem repetição de 10x400G em 370 km via Otimização de Mapa de Amplificação).

“Esse trabalho explorou técnicas avançadas de otimização do link óptico e dos mapas de amplificação óptica (foram utilizados amplificadores de bombeio remoto, EDFA e híbrido)”, explica Jacklyn Dias Reis, responsável pela área de Tecnologias Ópticas do CPqD e um dos autores do artigo. Além disso, foram utilizados algoritmos de processamento digital de sinais para compensação de não linearidades e técnicas de codificação de canal para correção de erro. “Com isso, conseguimos aumentar a distância da transmissão para 370 quilômetros, o que é um fator relevante em sistemas de missão crítica, em que a instalação de elementos ativos para amplificação óptica é muito difícil”, acrescenta.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor