Entrevista da Semana: Compromisso da Viavi Solutions é com evolução das redes

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A Viavi Solutions está presente aqui no Brasil há mais de 40 anos. Sabia disso? Mas adotou essa marca apenas a partir de agosto de 2015, quando houve um spin off de suas divisões. Vale contar um pouco dessa história e saber o que a companhia tem realizado e afinado em sua estratégia de atuação em solo nacional.

A empresa começou a operar em 1923 como Wandel and Goltermann, organização europeia, transformando-se em uma das maiores fornecedoras de equipamentos de teste e medição eletrônica do mundo. Em 1998, deu uma virada e fortaleceu seu portfólio de telecomunicações juntando-se à Wavetek. Inquieta, em 2000 foi além da instrumentação unindo-se à TTC, provedora líder de software de garantia de serviços e sistemas de teste e monitoramento centralizado.

A fusão da segunda com a terceira maior empresa de teste e medição do mundo deu origem à Acterna. Em 2005, a JDSU adquiriu a Acterna para dar sinergia aos recursos de teste e medição de comunicações com transporte e transmissão por fibra óptica. E muitas outras aquisições aconteceram, até que em 2015 a JDSU dividiu-se em mercados distintos (habilitação de redes e serviços e componentes de rede óptica) – A Viavi Solutions e a Lumentum Holdings.

Hoje, a Viavi Solutions é uma das mais importantes empresas globais em soluções de teste, medição e garantia de serviços para vários tipos de redes como fibra óptica, acessos fixo e móvel. Sua atuação é ampla, desde operadoras de serviços de telecomunicações a fabricantes de equipamentos, instaladores, prestadores de serviço, data centers, provedores de conteúdo, governo, pequenas e médias empresas, laboratórios e universidades.

Com sede em São Paulo, a empresa continua investindo no País, apesar do cenário adverso. “O mercado está se transformando, as operadoras prestando cada vez mais atenção em seus clientes e investindo para entregar melhor qualidade para uma melhor experiência”, avisa Luiz Cesar Oliveira, vice-presidente de vendas para a América Latina da Viavi Solutions.

Oliveira diz que, no momento, o foco das redes em cobertura deu lugar à busca por qualidade e diferenciação. “Todos querem atrair e reter clientes”, revela o executivo.

Ele diz que a evolução e a qualidade das redes permitiram às operadoras lançarem novos serviços como aplicativos para vídeo multitela. Assim, nós, clientes, passamos a ter a opção de assistir à programação de TV em dispositivos móveis, maior velocidade em planos de dados, e muito mais.

Toda essa revolução foi tema desta entrevista exclusiva à B!T Magazine. Saiba a seguir o que a empresa desenhou para sua estratégia nesse novo mundo digital, conectado e móvel.

B!T Magazine – No coração da empresa, bate o compromisso com a evolução das redes, sobretudo para preparar a chegada do 5G? 

Oliveira – Nossas soluções são parte de todo esse ecossistema, em que a convergência das redes e novos serviços demandam visibilidade fim a fim, desde o ponto de vista de rede, do serviço e do cliente.  Nós possibilitamos essa visibilidade aos operadores para que possam atuar em identificar problemas de maneira inteligente, reduzindo o custo de operação e aumentando a satisfação dos clientes.Está no nosso DNA antecipar-nos ao desenvolvimento de novas tecnologias para que nossas soluções possam ser usadas ainda no início do ciclo de vida dessas novas redes e serviços. Temos uma participação importante na etapa inicial de desenvolvimento com testes em laboratório e em fábrica, testes de homologação junto aos operadores, testes de interoperabilidade, capacidade, otimização e principalmente qualidade. Para o 5G, acreditamos que a evolução se dará em etapas, já hoje temos algumas iniciativas que formarão a base do que será o 5G, como por exemplo, a virtualização de alguns elementos de rede (NFV) e das redes controladas por software (SDN). 

B!T – Qual é a maior demanda no portfólio da empresa? 

Oliveira – Nos últimos dois anos, tivemos um crescimento importante das soluções voltadas para garantia de experiência do cliente, principalmente para serviços de voz de dados sobre redes móveis 2G/3G e LTE. Os operadores estão definindo métricas e indicadores e têm investido em melhoria de seus processos internos para entregarem melhor qualidade com um custo operativo menor.  Nossas soluções estão no coração desses projetos, viabilizando o acesso em tempo quase real a métricas e indicadores, entregando não só informação, mas “inteligência” com possibilidade de ação (em inglês usamos muito o termo: “actionable insights”). Esse é nosso diferencial, é uma de nossas vantagens competitivas. Nós ajudamos a reduzir o excesso de dados disponíveis derivados de múltiplas plataformas implementadas pelo operador ao longo de vários anos, e que se tornam um problema quando o cliente não consegue ter acesso à informação útil em um tempo razoável para poder atuar nos problemas de rede. Outro diferencial importante seria a eliminação dos silos entre os sistemas, possibilitando uma visibilidade fim a fim, independentemente do tipo de rede e serviço.

B!T – A empresa tem reunido esforços para que sistemas e softwares cheguem ao mercado o quanto antes para transformar negócios? 

Oliveira – Absolutamente que sim, temos uma equipe técnica especializada no País para suporte pré-vendas e grande parte do nosso investimento está em trazer todo esse conhecimento e experiência para nossos clientes. Nosso sucesso como empresa está diretamente relacionado em entender nossos clientes para poder oferecer soluções sob medida para cada tipo de aplicação. Temos também ampliado nosso foco de atuação, que antes era majoritariamente técnico com áreas de operações e engenharia, principais interessados em obter informação da rede e serviços, para incluir áreas comerciais e de marketing que estão mais preocupadas com desenvolvimento de novos serviços, monetização e retenção de clientes. 

B!T – É possível reduzir o tempo e o custo de implantação de redes heterogêneas em todo o ecossistema? 

Oliveira – Sim, é possível. Acreditamos que para implantação de redes heterogêneas é preciso que se faça um estudo detalhado de onde e como posicionar as antenas e que se possa monitorar a efetividade do escoamento de tráfego e da experiência do cliente. Temos dados que indicam que erros no posicionamento das antenas podem prejudicar o escoamento de tráfego e inviabilizar o retorno do investimento. A Viavi realizou um estudo em 2015 que mostrou que 90% do tráfego de dados é consumido em apenas 5% da área onde o serviço é oferecido, ou ainda 50% do tráfego em apenas 1%.  Soluções tradicionais não entregam visibilidade suficiente do que está ocorrendo na rede. Para se ter um projeto de sucesso, é preciso conhecer onde estão localizados os clientes, que serviços e que dispositivos utilizam, qual a qualidade da experiência, entre outros fatores. Essas informações devem estar disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana para todas as chamadas, todos os eventos, todos os clientes e para toda a rede. 

B!T – A Viavi Solutions se diferencia da concorrência porque … 

Oliveira – Somos a única empresa que pode entregar visibilidade em três dimensões. A primeira dimensão é horizontal, em que pensamos no conceito fim a fim das redes e serviços. A segunda é vertical, seguindo o modelo OSI, para visibilidade da camada física até à aplicação. Por último, temos a dimensão de tempo, relacionada ao ciclo de vida das redes, desde o desenvolvimento nos centros de P&D, passando por fases de implementação, otimização, gerencia, monetização até a fase de maturidade e descontinuação. Se somarmos a isso nossos recursos humanos, somos a única empresa com um portfólio de soluções e serviços para cada tipo de aplicação. 

B!T – Qual o maior sonho da Viavi Solutions?

Oliveira – Queremos que nossos clientes associem nossa marca com as melhores soluções para visibilidade de suas redes e serviços. Esperamos continuar tendo cada vez mais relevância para seu negócio. Vamos completar um ano de operação como Viavi Solutions em agosto e temos trabalhado muito para trazer resultados aos nossos clientes. Quando vemos a marca Viavi em projetos estratégicos, em provas de conceito de novas tecnologias ou até mesmo um instrumento nas mãos de um técnico em campo, temos uma grande satisfação e prova de trabalho realizado.


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