Estudo: empresas estão despreparadas para nova regulamentação sobre uso de dados

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Este é um dos resultados do Relatório do Instituto de Transformação Digital da Capgemini Consulting, divisão global de consultoria do Grupo Capgemini, revela que muitas empresas de bens de consumo estão correndo riscos com a segurança e privacidade dos dados de seus clientes.

De acordo com a empresa, as companhias estão deixando de implementar processos e mecanismos de segurança adequados na pressa de capturar o máximo de informações e obter as recompensas prometidas pela coleta de dados.

O relatório revelou ainda que quase metade das fabricantes de bens de consumo não possui uma política clara com relação à segurança e privacidade dos dados dos consumidores e que 90% delas já sofreram violações de dados.

A Regulamentação Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation – GDPR, na sigla em Inglês) foi projetada para reger a segurança e a privacidade dos dados em todos os setores, impondo multas pesadas por violações de até 4% do faturamento anual global de uma empresa ou 20 milhões de euros, aquele que for maior.

Apesar de ter sido criada pela União Europeia, essa legislação deve trazer um impacto global, segundo o estudo, pois se aplica a qualquer empresa que detenha dados de clientes na Europa. O relatório estima que as fabricantes de produtos de consumo que não estejam cumprindo a lei estariam em risco de serem penalizadas em um total acumulado de US$323 bilhões em penalidades financeiras, caso o regulamento GDPR já estivesse em vigor e se houvesse aplicação de multas no limite máximo.

A pesquisa “Consumer Insights: Finding and Guarding the Treasure Trove” (“Consumer Insights: Encontrando e Guardando o tesouro”, em Português), foi realizada com 300 executivos de 86 empresas de bens de consumo do mundo inteiro, com faturamento conjunto de mais de US$756 bilhões. Ela revela um setor dividido entre a busca por valor por meio da análise dos dados dos clientes e as preocupações dos consumidores com privacidade e segurança.

Apesar da importância das percepções dos clientes, as empresas não têm sido capazes de proteger os dados dos consumidores. O relatório constatou que 46% das empresas ainda não conseguiram elaborar políticas claras e não negociáveis sobre a segurança e privacidade dos dados dos clientes, enquanto mais de 90% dessas corporações já sofreram violações de segurança de dados de clientes.

“Enquanto a data oficial para a adoção será 2018, o impacto da Regulamentação Geral de Proteção de Dados está ocorrendo muito mais rapidamente do que as pessoas imaginam, e o setor de bens de consumo parece despreparado. Achar o equilíbrio entre o manuseio sensato dos dados dos consumidores, garantindo a sua segurança, e o uso das informações sobre os clientes para lhes oferecer uma melhor experiência é extremamente desafiador”, destaca o líder de Bens de Consumo & Varejo, da área global de Insights & Prática de dados da Capgemini, Kees Jacobs.


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