Facebook testa com sucesso drone alimentado por energia solar

EmpresasInovaçãoNegócios
0 0 Sem Comentários

O Facebook completou com sucesso o teste de voo de um drone alimentado por energia solar, que a companhia acredita que ajudará a expandir a conectividade da internet a todos os cantos do planeta. Aquila, a leve aeronave do Facebook e que chega a altitude elevada, voou a poucos mil pés de altitude por 96 minutos em Yuma, no Arizona (EUA), disse o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, em post na sua página na rede social.

A companhia espera ter uma frota de Aquilas que possam voar por ao menos três meses a uma altura de 60 mil pés (18.290 metros) e que consigam se comunicar entre si para fornecer acesso à internet.

A Alphabet Inc, dona do Google, também investiu recursos para fornecer acesso à internet em áreas carentes por meio do Project Loon, que pretende usar uma rede de balões de altitude elevada para oferecer internet em regiões remotas do mundo.

Yael Maguire, diretor de engenharia do Facebook e chefe do laboratório de Conectividade, disse em entrevista que a companhia inicialmente esperava que Aquila voasse por 30 minutos.

“Estamos entusiasmados sobre o que aconteceu com nosso primeiro voo,” disse Maguire. “Ainda há muitos desafios tecnológicos que precisam ser enfrentados para atingirmos a missão completa.” Ele disse que espera que o sistema seja colocado em serviço no futuro próximo.

Zuckerberg listou os maiores desafios da companhia em voar uma frota de Aquilas, incluindo tornar o avião mais leve para que ele possa voar por períodos mais longos, conseguir com que ele voe a 60 mil pés e criar uma rede de comunicações que permita que ele rapidamente transfira dados e transmita precisamente lasers para prover conexões à internet.

*Com reportagem de Yasmeen Abutaleb, da Reuters


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor