Machine Users Episódio 1: Dell Latitude 13 7350 um campeão de mobilidade [com vídeo]

EscritórioPC
0 7 Sem Comentários

O Dell Latitude 13 7350 2 em 1 faz parte de uma categoria de dispositivos que é chamada de “Conversíveis”. Não, isso não tem nada a ver com os carros sem capota!! São chamados assim porque é ao mesmo tempo um notebook, aliás bastante fino, alinhado com o conceito dos Ultrabooks, e também é tablet!

 

O perfil de uso em que ensaiamos o Dell Latitude 13 – 7350, é um perfil “hard”, próprio para quem necessita de uma maquina para dias de intenso trabalho. Um dispositivo com ótima mobilidade, e com um nível de desempenho adequado a funções executivas ou de nível de exigência superior e que necessitam de “multi tools”.

Esta maquina usa em vez de um disco rígido tradicional, um SSD de 256 GB. É um sistema de armazenamento baseado em memória flash que é além de muito mais robusto (não tem partes móveis), é por isso uma maquina bem rápida. Entre 5 e 8 vezes mais veloz que um HD comum.

339

O teclado é “completo”, ao contrário de vários outros dispositivos, não preciso usar combinações estranhas de teclas para obter alguns caracteres como “?”, “/”, etc.

Tem duas portas USB 3.0 (mais rápidas), um conector para headset (fone com microfone), uma entrada mini DisplayPort para conexão com monitores (um adaptador HDMI pode ser necessário se o monitor não tiver este tipo de conexão) e um leitor de cartões SD. A resolução da tela é de 1920×1080, ou seja, FullHD. Por isso os caracteres e imagens têm uma definição bastante agradável.

O Dell Latitude 13 – 7350 veio com 8 GB de memória, com folga, SSD de 256 GB, Webcam de 2 MP e um grande astro da configuração, o processador Intel Core M-5Y71 com 2 núcleos, mas capaz de processar no hardware 4 tarefas simultaneamente.

Este processador, é responsável pelo ótimo desempenho em “multi” tarefas dia a dia e também pela alta eficiência energética. Sua frequência original é de 1.2 Ghz, mas ele alterna entre 0.8 Ghz e 2.9 Ghz em caso de alta demanda. Assim a cada momento ele está usando a mínima energia compatível com a tarefa. E mesmo em pico de utilização, ele mantém a máxima velocidade apenas pelo tempo necessário.

Quem busca este tipo de dispositivo está precisando de independência das tomadas elétricas! E neste aspecto o Dell Latitude 13 – 7350 compre a cima de qualquer expectativa relativamente a sua autonomia.

Estes testes foram feitos no cenário de uso em modo notebook. Em modo tablet algumas coisas seriam diferentes. Interessante destacar que o Latitude 13 Série 7000 2 em 1 tem duas baterias. Uma na base e outra na tela. Em modo notebook as duas trabalham em conjunto

Usando como tablet apenas uma delas estará sendo usada, que em tese diminuiria bastante a autonomia. Mas é importante lembrar que em modo tablet o perfil de uso é bem diferente. Há muito mais consumo de informação do que criação de conteúdo e por isso gastando menos energia. Em modo tablet dá para chegar perto das 8 horas, ou um pouco menos se o uso for apenas vendo vídeos (pouco mais de 5 horas).

Quanto ao WiFi do Latitude que é extremamente caprichado! Ele usa o padrão mais moderno, conhecido como AC que permite conexões muito rápidas, no meu teste, 866 Mbps e como consequência abrir, gravar ou copiar arquivos de forma muito veloz (65 MB/s – equivalente a 650 Mbps – perto da velocidade nominal da conexão).

Conclusão
O Dell Latitude 13 Série 7000 2 em 1 foi de imediata identificação com a minha necessidade. Seu processador Core-M não é o mais rápido da Intel, mas é apropriado para o uso em regime de mobilidade.

O modo tablet, WiFi muito rápido, SSD, tela de alta definição 1080p, e pelo menos 8 horas de autonomia no perfil de uso experimentado.

O Dell Latitude 13 7350 mostrou-se de fato um campeão de mobilidade, ferramenta muito eficiente de trabalho. Pode encontrar encontrado esta maquina no site da Dell com algumas variações de configuração para melhor se adaptar às suas necessidades de uso.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor