Malai Manso Resort adota rede IP da Allied Telesis para conexão eficiente

EmpresasMobilidadeNegócios
0 0 Sem Comentários

O Malai Manso Resort Iate Golf Convention & Spa, localizado na Chapada dos Guimarães, a 85km de Cuiabá, Mato Grosso, adotou o sistema de infraestrutura de rede 100% IP da Allied Telesis, empresa de Telecomunicações, especializada em infraestrutura de rede. A atualização garante fluxo de dados com alta velocidade e de forma ininterrupta em todo o complexo hoteleiro.

Eder Pelachim, gerente de TI do Malai Manso Resort, diz que a principal demanda de um negócio no segmento de hotelaria, em se tratando de acessos, é a rede. “A primeira coisa que um visitante faz ao chegar em seu destino é pedir a senha ou tentar diretamente se conectar ao Wi-Fi. Se eu não conseguir entregar o serviço de uma forma veloz e com troca de dados facilitada, de nada vale o esforço medido para que haja este complexo de rede”, afirma.

Ele acrescenta que uma solução que permita a navegação precisa de informações com uma configuração arrojada é imprescindível em seu negócio.

“Como engenheiro de redes, trabalhei muitas vezes em projetos com equipamentos da Allied Telesis. Conheço a empresa há mais de 25 anos e comprovei a eficiência das soluções. Com base nessa credibilidade, decidi que a marca era a melhor escolha para iniciar esse projeto”, destaca.

O Malai Manso Resort está localizado em uma área extremamente ampla. Com 117 hectares, possui 263 UHs instaladas, sendo capaz de comportar em média um fluxo de 1,2 mil pessoas por dia. Sua extensão territorial exige o suporte de aproximadamente 1.000 Access Point, em que 70% das necessidades provêm dos 1,2 mil futuros visitantes e 30% das atividades administrativas.

Com objetivo de atender a essa demanda de interconexões, foram implantadas fibras ópticas em dois pontos centrais no interior do data center, responsável por atender a todo o complexo. A partir desse processo, a conexão é distribuída via switches, que utilizam a mesma tecnologia.

De acordo com a fornecedora da tecnologia, esse sistema foi desenvolvido para funcionar de forma ininterrupta, portanto, apresenta dois anéis de fibra óptica, formando uma topologia em anel. Em caso de falhas, se um sentido parar, a tecnologia segue pelo outro. A configuração do circuito consiste em um chassi no topo do anel, com um switch de fibra ótica à direita e área de interconexões com os outros switches.

Outro ponto destacado é que a tecnologia da empresa permite administrar qualquer quantia de Access Point a partir de um clique em uma única tela, o que garante o fornecimento de rede para todo o complexo em poucos minutos. Esta espécie de Wi-Fi manager, que na verdade é um concentrador virtual, que atua sob a infraestrutura como se fosse um switch concentrando todos os dispositivos do empreendimento.

“O gerenciamento das soluções é facilitado, existe uma aproximação direta com o cliente e o suporte prestado é eficiente, quando ocorre algum problema, em questão de poucas horas o problema é resolvido”, finaliza o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor