Rede Nacional de Ensino e Pesquisa adota rede sem fio do Grupo Binário

EmpresasMobilidadeNegócios
0 16 Sem Comentários

O Grupo Binário, especializado em tecnologias integradas e serviços profissionais, foi escolhido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para garantir uma rede Wi-Fi de alta capacidade para o Workshop RNP (WRNP) promovido simultaneamente com o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

De acordo com o Binário, a implementação da rede sem fio, com capacidade para suportar mais de 2 mil usuários, aconteceu em menos de 48 horas. Ele ficou responsável por assegurar uma rede wireless capaz de suportar dois eventos simultâneos, suprindo a demanda dos visitantes, palestrantes e organizadores sem falhas, interrupções ou lentidão.

Durante os cinco dias de disponibilidade de rede, foram mais de mil usuários conectados, com picos de mais de 400 dispositivos simultâneos. O tráfego total do evento somou mais de 500 GB de informação.

“Temos uma ótima parceria com o Grupo Binário e, quando precisamos de uma rede sem fio de alta capacidade para nossos eventos, confiamos na qualidade da plataforma”, comenta Alex Moura, gerente de Redes para experimentação da RNP.

O projeto usou equipamentos da Aruba Networks, incluindo a controladora 7010, 13 Access Points no modelo AP -215, gerenciados pela plataforma AirWave. A rede Binário ofereceu total segurança aos visitantes, seguindo o padrão 802.11ac, controle e priorização de aplicações em camada 7, gestão automatizada de RF (rádio frequência) e roaming.

A controladora 7010 foi configurada para oferecer 4GB de throughput para atender até 2.048 usuários. Os Access Points AP-215 têm capacidade de 1,3 GB cada. Além da disponibilidade para os visitantes, a organização do evento também fez uso do Wi-Fi para credenciamento, com leitura dos códigos de barra das credenciais e check-in do evento e ainda pelo backoffice para impressão de credenciais e qualquer tipo de documento, assegurando que todo o uso de impressoras fosse sem cabos.

“O desafio foi a grande densidade de pessoas no mesmo local e a utilização de aplicações de multimídia para streaming”, diz Leonardo Mezzanotti gerente de Soluções Wireless do Grupo Binário.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), mantida em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Saúde (MS), Cultura (MC) e Defesa (MD) que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor