Usuários esperam quais serviços das operadoras? Relatório da GSMA responde

4GAppsMobilidadeOperadorasRedesSmartphones
0 0 Sem Comentários

O relatório “O Futuro das Comunicações Móveis”, divulgado pela GSMA, associação global de operadoras, mostra que os assinantes de telefonia móvel do mundo todo estão exigindo das operadoras móveis experiências mais ricas, globais e abertas de mensagens baseadas em IP.

A pesquisa, conduzida pela Context Consulting, abordou 4.045 pessoas da China, Índia, Espanha e Estados Unidos sobre o uso dos serviços tradicionais de texto e voz oferecidos por suas operadoras móveis, bem como sobre os serviços de mensagens baseados na internet.

O levantamento identificou um forte interesse em novos serviços avançados de mensagens administrados pela operadora, como pré chamadas, mensagens instantâneas, vídeos ao vivo, fotos em tempo real ou compartilhamento de arquivos – ativados pelos Serviços de Comunicações Avançadas (RCS) e por Voz sobre LTE (VoLTE) e que funcionem em todos os dispositivos e redes, sem necessidade de baixar um aplicativo.

Os serviços gerenciados pelas operadoras móveis foram os preferidos em comparação com os já existentes e os de mensagens baseados na internet, com 79% das pessoas entrevistadas, afirmando que tal serviço seria relevante para elas e 89% apontando-o como algo exclusivo.

“Embora os serviços de mensagens baseados na internet sejam incrivelmente populares, eles isolam e são fechados, pois exigem que os usuários baixem um aplicativo ao qual os seus contatos podem não estar conectados”, diz Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA.

Ele acrescenta que as operadoras móveis têm um papel importante a desempenhar na oferta de serviços de mensagens seguras e confiáveis que sejam interoperáveis, universais e funcionem diretamente em qualquer dispositivo e em qualquer rede.

“As operadoras devem atender a essa demanda por serviços de RCS e de VoLTE que, quando conectados com outras operadoras, permitam aos usuários alcançar qualquer um em qualquer rede e forneçam experiências surpreendentes de mensagens”, completa Sinclair.

Serviço demandados

O relatório destaca que os consumidores estão procurando por um único serviço de comunicação, que seja rico em recursos e que possa alcançar todos os seus contatos. Os serviços de comunicações avançadas administrados pelas operadoras foram os preferidos, na comparação com os serviços baseados em internet,  porque estão fundamentados nos recursos existentes nos aplicativos de mensagens por internet, mas proporcionam funcionalidades inovadoras, como a pré chamada.

Nos quatro mercados estudados, os entrevistados estavam entusiasmados com a possibilidade de saber se uma ligação é ou não importante e, inclusive, de destacar o assunto da chamada. Os entrevistados também destacaram o bate-papo “um-para-um” e a possibilidade de usar o mesmo serviço de chamadas de voz em redes móveis e em redes Wi-Fi.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor