Aplicativo auxilia fiscalização de obras em Belo Horizonte

AppsEmpresasMobilidadeNegóciosProjetosSetor Público

A Secretaria de Serviços Urbanos de Belo Horizonte agora tem suas obras fiscalizadas por um aplicativo (app) móvel para o gerenciamento das atividades. O app Sistema Integrado de Fiscalização foi desenvolvido pela Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO para a Prodabel, empresa de informática e informação de Belo Horizonte.

De acordo com a empresa, os cerca de 350 fiscais de campo do município atuam com a ajuda de smartphones ou tablets com o software embarcado e uma impressora sem fio que se acopla ao dispositivo para imprimirem automaticamente notificações.

Antes da modernização, havia procedimentos operacionais em que todas as etapas do input de dados das ações de fiscalização eram feitas manualmente. Os fiscais iam em campo, desenvolviam o trabalho e depois remetiam os dados. Hoje, tudo é feito automaticamente.

O sistema permite consulta à legislação vigente para as fiscalizações, reduzindo a ocorrência de problemas técnicos ou equívocos. Outra vantagem é a geração de relatórios em tempo real para que as equipes que trabalham nos escritórios, no backoffice, possam acompanhar as ações.

A versão 2016 do software conta ainda com suporte offline, que possibilita aos agentes de fiscalização atuarem em áreas onde não há sinal de rede de telefonia. Quando o fiscal entra em uma área que possibilita a transmissão das informações, tudo é compilado automaticamente.

O Secretário Municipal de Serviços Urbanos de Belo Horizonte, Pier Senesi, diz que a solução trouxe melhoria da produtividade, condição de trabalho e transparência das informações públicas. “A partir do momento em que a prefeitura se dispõe a desenvolver em conjunto com seus servidores uma ferramenta de altíssima qualidade, esse resultado com transparência e informações mais rápidas é um ganho para os cidadãos”, diz.

Ele acrescenta que a cidade hoje tem de ser pensada como uma cidade inteligente. Se é possível incorporar ferramentas que signifiquem redução de custos e do tempo de trabalho e aumento de produtividade há um resultado muito positivo com uma aplicação melhor dos recursos arrecadados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor