App de videochamadas Google Duo já está disponível

AppsMobilidadeSmartphones
0 1 Sem Comentários

A versão da Google do popular FaceTime para iPhone já chegou. É a Google Duo e tem como vantagem em relação ao produto da Apple funcionar com qualquer telefone e sistema operacional.

O aplicativo de videochamadas foi anunciado em maio, durante o Google I/O 2016. Pode agora ser descarregada em Android e iOS  e vem com algumas funcionalidades interessantes – especialmente para quem quer usar o Google Duo entre sistemas operacionais diferentes.

Amit Fulay, gestor de produto da Google, refere que a videochamada é uma das melhores formas de contacto com outras pessoas mas tem várias complicações. Por exemplo, se a qualidade da ligação não estiver boa, a conversa é quase impossível, ou a imagem aparece toda distorcida – isto é especialmente verdade em Skype. FaceTime, por norma, tem excelente qualidade de som e imagem. No entanto, obriga os os dois usuários a terem um aparelho iOS, e é aqui que a Google Duo é diferente.

“Esperamos mudar este cenário com o Google Duo”, refere o responsável, indicando uma estatística do inquérito YouGov de julho: 46% dos adultos americanos não fazem videochamadas a partir dos seus dispositivos móveis.

“Com o Duo, pretendemos anular toda a complexidade das videochamadas, para que os usuários possam comunicar entre si sempre que desejam independentemente do local onde estiverem”, resume.

Uma das principais características é a facilidade de utilização: não é preciso criar conta, basta usar o número de telefone. Tenta também resolver o problema da fiabilidade – a qualidade da chamada ajusta-se a qualquer condição de rede e o Google Duo alterna entre ligações WI-Fi e do plano de dados do celular automaticamente sem que a chamada falhe. O usuário pode iniciar a chamada em casa e continuar a falar perfeitamente caso se afaste desse espaço.

Por último, para que estas chamadas sejam “mais uma espécie de convite do que uma interrupção”, a Duo introduz a funcionalidade Knock Knock – algo que permite uma pré-visualização em vídeo em directo de quem está a ligar antes de atender a chamada. “Esta nova funcionalidade torna a videochamada mais espontânea e convidativa, ajudando o usuário a estabelecer uma ligação com a outra pessoa mesmo antes de atender a chamada.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor