Cetip anuncia iniciativa para desenvolvimento de startups

NegóciosStartup
0 0 Sem Comentários

A Cetip, integradora do mercado financeiro, quer reforçar o pilar estratégico de inovação com o lançamento do Foresee, um programa de inovação voltado ao mercado e a seus colaboradores. O objetivo é o desenvolvimento do segmento de atuação da companhia.

O Foresee investe em startups por meio do Darwin Starter, uma aceleradora de Santa Catarina que conduzirá o processo de triagem e seleção das empresas que serão apoiadas pelo projeto.

A cidade de Florianópolis foi escolhida para ser a base da iniciativa voltada aos novos empreendedores por ser um polo de tecnologia rodeado de universidades, onde as fintechs (startups que unem tecnologia e finanças) encontram ambiente propício para se desenvolver. A cidade foi considerada a de maior potencial de inovação no País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e é a capital com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), que tem mais de 800 associados, será o endereço que abrigará o coworking dos selecionados. O espaço acolherá dez projetos a cada nove meses, com toda a infraestrutura necessária.

Roberto Dagnoni, vice-presidente executivo da Unidade de Financiamentos e diretor-executivo de Novos Negócios da Cetip, diz que o projeto reforça a importância da inovação para a companhia.

“Esse é um forte atributo da nossa marca, que está presente nos 30 anos da trajetória da Cetip. Em um ambiente de constantes avanços da tecnologia, com esse DNA, era um movimento natural o desenvolvimento de um programa amplo, com iniciativas voltadas tanto a nossos colaboradores quanto para o desenvolvimento do mercado financeiro”, destaca.

Processo de seleção

A iniciativa do Foresse selecionará startups em estágio inicial, conhecido como early stage, com toda a metodologia do Darwin Starter e suporte da Cetip para as escolhas. Alguns dos critérios utilizados são perspectivas de longo prazo, equipe, valor do produto desenvolvido, dentre outros. “Acreditamos no nosso potencial de validação da ideia e capacidade de antecipar tendências”, completa o executivo.

As inscrições devem ser feitas online, pelo site darwinstarter.com.br. Serão selecionadas dez startups, de todo o País, que apresentem soluções inovadoras para o mercado financeiro. Elas serão aceleradas, na Acate, em Florianópolis. Receberão aporte de R$ 170 mil e consultorias profissionais, como branding e user experience, além de diversos serviços de tecnologia ofertados pelas parceiras da Darwin Starter – que podem chegar ao valor de até R$ 350 mil.

Após os noves meses, novas startups serão selecionadas, sendo que as que tiverem o melhor desempenho poderão receber novo aporte da Cetip após o primeiro programa. As empresas que terminarem o ciclo serão apresentadas a investidores para que tenham oportunidade de receber novos apoios financeiros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor