CPFL amplia eficiência da rede com novo painel de controle

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A CPFL, uma das maiores concessionárias de energia elétrica do País, precisava obter maior eficiência em sua rede operativa para aprimorar os serviços oferecidos aos clientes em sua área de concessão. A solução veio por meio da tecnologia baseada em painel de controle da Icaro Tech, especializada em operações inteligentes.

De acordo com a concessionária, a modernização aconteceu na central de operação e manutenção da CPFL em Campinas, divisão da transmissão da CPFL Paulista. A nova tecnologia permitiu à companhia reduzir em 40% o tempo de resolução de problemas na rede operativa, que podem refletir em interrupção de serviço de fornecimento de energia ao consumidor final.

A rede operativa é utilizada pela CPFL para conectar o Centro de Operações aos sensores e equipamentos da rede de transmissão e distribuição que são responsáveis por levar a energia elétrica ao consumidor. Ela é considerada vital para a transmissão e distribuição de energia, porque proporciona a operação remota do sistema elétrico e gera alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade e ao corte no fornecimento do serviço.

Na CPFL, a solução implementada com base na tecnologia Advanced Dashboards, da Icaro Tech, tem o papel de consolidar, em um único painel, indicadores de controle e monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica da rede operativa, cruzando informações de gerenciamento de redes, georreferenciamento, sistema supervisório e serviços.

Painel de controle

O painel disponibiliza alertas e dados vitais da rede operativa, garantindo aos gestores maior visibilidade e aos operadores maior agilidade na identificação e diagnóstico de falhas. Com os dados em mãos, os responsáveis conseguem agir proativamente, impedindo que a falha cause uma indisponibilidade ou, pelo menos, reduzindo o tempo de interrupção do serviço. Além disso, falhas em sistemas que anteriormente passavam despercebidas começaram a ser identificadas, e os problemas de comunicação entre os profissionais envolvidos caiu a praticamente zero, diz a CPFL.

“A solução fornecida pela Icaro Tech facilita o acesso às informações sobre a infraestrutura de comunicação, que é utilizada na operação da transmissão e distribuição de energia, e que realmente importam, nos permitindo agir de forma proativa, mais rápida e assertiva para combater potenciais falhas na rede”, afirma Cristiano Santos Cucatti, gerente de Serviços da Transmissão da CPFL.

Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech, diz que o projeto proporciona à CPFL uma experiência inovadora a ser aplicada imediatamente e com retorno concreto na eficiência operacional e redução de custos, além de ser base para o rollout do Smart Grid, em que as concessionárias de energia terão que lidar com volumes cada vez maiores de dados e estar prontas para agir rapidamente na correção de problemas no sistema elétrico.

De acordo com Sabino, o projeto também prepara a CPFL para um cenário onde a conectividade com os componentes de uma rede, e a capacidade de tomar medidas corretivas remotamente por meio de uma rede de telecomunicações, será cada vez maior.


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