Déficit de competência tecnológica atrasa transformação digital

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Um levantamento da Accenture sobre fábricas digitais mostra que embora grande parcela de fabricantes já tenham implementado plataformas digitais, mais da metade (51%) não possui as competências necessárias para operar plantas digitalizadas.

O caminho da transformação digital vai bem além de implementar plataformas digitais. É uma mudança de cultura que inclui, de acordo com o diretor executivo da Accenture Strategy, Russ Rasmus, “a capacidade de criar novos processos, liderar equipes compostas de trabalhadores e máquinas e atualizar constantemente os programas de treinamento”.

O levantamento Decifrando o Código da Fábrica Digital entrevistou 450 fabricantes de 13 países e o déficit de competências tecnológicas, que se agrava a cada ano, é uma das principais preocupações das companhias num cenário em que se adota novas tecnologias móveis e analíticas. Dos fabricantes, 55% admitem falta de conhecimento tecnológico entre os colaboradores que precisam operar máquinas e equipamentos digitais avançados, como impressoras 3D ou ferramentas de modelagem e simulação de chão de fábrica. Outros 60% relatam escassez de trabalhadores com habilidades no uso de análise de manutenção preditiva com uso de dados de sensores incorporados em ambientes M2M (máquina-a-máquina, na sigla em inglês).

Conseguir reunir um quadro de funcionários com competências tecnológicas é um desafio, mas também uma oportunidade, se levarmos em consideração que 8% dos fabricantes conseguiu superar seus concorrentes, aumentando em mais de 10% a produção e a rentabilidade nos últimos três anos com estratégias eficazes para atrair e desenvolver uma nova geração de talentos.

Brasil

O cenário brasileiro mostra que 64% dos fabricantes do país já implementaram ou estão em processo de implementação de sua base digital, número bem próximo do índice global, de 70%. Entre as empresas manufatureiras do Brasil, 70% já têm ou estão em processo de implementação de tecnologias móveis, mais que o índice global, de 68%; e 67% têm ou estão em processo de implantação de tecnologias para análise de operações e monitoramento de processos (frente ao índice global de 71%). Interessante notar que 80% dessas manufatureiras nacionais já implementaram ou estão implementando tecnologias de segurança digital e gerenciamento de energia, enquanto a adoção em nível global é de apenas 64%.

Automação inteligente e controle de processos já é realidade para 43% dos fabricantes nacionais. Ainda segundo o levantamento, para as empresas brasileiras os três aspectos da manufatura digital que mais impactam seus negócios são as Tecnologias Avançadas (70%), Automação Inteligente e Controle (53%) e Segurança Digital e Gerenciamento de Energia (53%).


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