Entrevista da Semana: “Nosso modelo combina digital e humano no apoio à transformação digital dos clientes”, diz diretor de Vendas da Orange Business Services

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A francesa Orange Business Services, braço de serviços B2B da operadora de telecomunicações Orange, não é somente uma operadora de telecom, mas também uma integradora de soluções de TI e desenvolvedora de aplicações. O que favorece seu desempenho no atual mundo digital.

Com mais de 21 mil funcionários em todo o mundo, a empresa apoia companhias multinacionais brasileiras e estrangeiras presentes no Brasil, em todas as áreas da transformação digital. A operação em solo nacional conta com a estratégia focada na implantação de soluções que possam trazer resultado de melhoria de produtividade e redução de custo para as empresas.

Na esteira da transformação digital, a Orange Business Services entende que essa movimentação está obrigando as organizações a repensarem seus negócios. “Tudo que era hardware, hoje é software. As pessoas deixaram de comprar objetos, ou até mesmo música física, para ter arquivos e informações em seus dispositivos”, destaca José Renato de Mello Gonçalves, diretor de Vendas Brasil da Orange Business Services.

Nesse cenário apontado pelo executivo, a conectividade é vital, e a empresa afia suas estratégias para acenar aos clientes com mais velocidade, disponibilidade de serviços, acesso seguro a informação, colaboração e agilidade. Saiba mais a seguir sobre a estratégia da Orange Business Services nesta entrevista exclusiva à B!T Magazine. 

B!T Magazine – A Orange se destaca na área de telecomunicações com variadas soluções, em especial as de monitoramento. Quais são os diferenciais da empresa? 

Renato de Mello Gonçalves – Nossos diferenciais se baseiam em alguns pontos fundamentais, como uma abordagem única, dinâmica, eficiente e responsável, reinventando o relacionamento com o cliente, construindo um modelo que combine o digital com o humano no apoio à transformação digital de todos os clientes corporativos. Nosso principal diferencial é conseguir transformar a nossa oferta num modelo de serviço, reduzindo o investimento inicial para o cliente, importante nesse momento econômico, trazendo mais produtividade. 

Outro diferencial importante é termos um dos nossos cinco Major Service Centers (MSC) aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. O MSC é um centro de suporte habilitado a todas as tecnologias. Ter um desses centros aqui nos permite a tropicalização de soluções para atender aos clientes locais. Além disso, temos operações em mais de 166 países e territórios, oferecendo soluções e apoiando diversas multinacionais em todos os territórios onde estão presentes. Podemos destacar nossas soluções de redes híbridas, considerando LAN, WAN e comunicação via satélite, além de serviços integrados de TI no modelo as-a-service, que permite atender até aos maiores desafios de cobertura, segurança e conectividade.

B!T – Quais serviços ou produtos considera a Orange realmente muito à frente da concorrência como integradora de TI?

Gonçalves – A Orange tem se posicionado como uma das empresas pioneiras e líderes em redes híbridas com novas tecnologias baseadas em SDN. Temos também bastante destaque na área de colaboração. O Business Together as a Service é a principal solução de colaboração em nuvem para comunicações unificadas da Orange Business Services. Com ela, todas as comunicações, de telefonia, mensageria, telepresença, audio e videoconferência, mobilidade e contact center são geridas a partir da nuvem da Orange, o que resulta em simplicidade para uma colaboração cada vez maior entre equipes. É um modelo elástico, que pode crescer ou retrair o número de usuários de acordo com a necessidade do cliente. Outro serviço diferenciado é o Business VPN Gallerie, ele se destaca por permitir uma conexão de dados segura para os nossos clientes, com toda a segurança de uma rede privada e com acesso a aplicações na nuvem.

B!T – Como operadora de telecomunicações, quais operações têm marcado a atuação da empresa?

Gonçalves – O posicionamento estratégico da Orange Business Services, quando falamos em redes híbridas, é um dos nossos principais diferenciais no suporte aos clientes em sua transformação digital. Além disso, nossa capacidade de entrega em escala regional e global junto com nosso Centro de Suporte (MSC) em Petrópolis (RJ), permite à Orange proporcionar uma experiência única aos nossos clientes.

B!T – Neste novo mundo digital, quais projetos podem demonstrar o avanço da empresa em tecnologias emergentes como IoT, cloud computing e Big Data?

Gonçalves – O investimento em inovação tecnológica pode ocorrer até mesmo de formas simples, com alternativas que reduzem a burocracia e facilitam tarefas complicadas. Podemos mencionar como exemplo os Centros Especializados de San Vicente Fundacion, uma insituição privada não-lucrativa na Colômbia, onde a Orange Business Services integrou soluções de M2M (machine-to-machine) e RFID (radio frequency identification) para monitorar e rastrear os ativos e recursos do  hospital. Essas soluções permitem o hospital a identificar imediatamente a localização de ativos como cadeiras de rodae e macas, equipamentos médicos e até mesmo funcionários do hospital, como cirurgiões e especialistas, além de monitorar a temperatura e o estoque de medicamentos.

B!T – Como está a segurança inserida em suas soluções, considerando ser bastante estratégica?

Gonçalves – As soluções da Orange possuem certificações de segurança que garantem a integridade e as melhores práticas em todos nossos serviços.  Para garantir a melhor experiência possível de aplicações em nuvem, a Orange conta com seus cinco centros de suporte ao cliente (MSC), sendo um localizado em Petrópolis e oito CyberSecurity Operations Centers ao redor do mundo, que oferecem análise de tráfego de rede corporativa, configuração de serviços, monitoramento de SLA e segurança, e serviços de gestão de incidentes.

B!T – Qual o maior desafio da Orange no atual mundo rumo ao digital e altamente conectado?

Gonçalves – A transformação digital é parte a estratégia mais importante de qualquer empresa que quer se manter relevante e líder no seu segmento. A Orange Business Services é uma empresa inovadora no que diz respeito a adoção de novas tecnologias e se transforma diariamente. É capaz de integrar diversas tecnologias e infraestrutura de redes diferenciadas, com integração e conectividade de ponta a ponta, oferecendo novas formas de trabalhar com segurança e agilidade. É importante saber como tratar e incentivar mudanças, buscar novas soluções para o negócio de nossos clientes, seus produtos e serviços, criando novas possibilidades com a transformação digital.

B!T – A empresa tem algum sonho a ser atingido?

Gonçalves – O grande sonho da Orange Business Services é posicionar-se cada vez mais como um parceiro estratégico de nossos clientes em sua transformação digital, construindo um modelo que combine a digitalização com a humanização. Um dos projetos estratégicos para isso, o Essentials 2020, se adapta à situação econômica atual, voltando o foco das empresas para o que é essencial para os seus negócios. É a estratégia da Orange para assegurar que cada indivíduo esteja conectado, melhorando a colaboração entre eles, de forma ágil e segura.


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