Golpe pode causar prejuízo de US$118 a usuários do Tinder, identifica Norton

CyberwarFirewallGestãoSegurançaVírus
0 0 Sem Comentários

A empresa de segurança cibernética Norton detectou que spammers, cibercriminosos que espalham mensagens não solicitadas, estão enganando usuários no Tinder para que paguem o acesso a sites adultos sem saber. Eles usam falso perfil de mulher, conversam com a vítima, e tentam aplicar o golpe.

De acordo com a Norton, eles dizem que têm o perfil verificado pelo Tinder. Insistem para que a pessoa faça também essa verificação por meio de um link. Caso o usuário não preste atenção e finalize o cadastro, pode facilmente cair nesta armadilha.

Essa é uma “parceria” entre os spammers e sites de conteúdo adulto, diz a Norton. O golpista ganha comissão ao convencer o usuário a realizar o cadastro. O site malicioso copia a identidade visual do Tinder e o golpe é aplicado quando o usuário fornece os dados de seu cartão de crédito como forma de confirmação de idade. Porém, sem perceber, a vítima está se inscrevendo em três sites adultos diferentes por US$118.76 por mês, caso não cancele após o período gratuito.

“Esse tipo de golpe é muito rentável para o spammer e para quem oferece a comissão. Geralmente, os criminosos utilizam conteúdo adulto como isca para atrair as vítimas e, como os usuários não costumam verificar e ler os temos de uso com atenção, facilmente caem nestes esquemas”, afirma Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton.

Em maio deste ano, a Norton detectou perfis de Twitter que foram hackeados e modificados para promover sites pornográficos. Por isso, é essencial tomar cuidado com links suspeitos, mesmo que sejam compartilhados por pessoas conhecidas, já que elas podem ter sido infectadas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor