Google compra plataforma cloud Orbitera

CloudEmpresasNegócios

A Google anunciou a aquisição da Orbitera, uma empresa que fornece uma plataforma de comércio na nuvem. O valor do negócio terá sido de 100 milhões de dólares, segundo algumas fontes da indústria.

A Orbitera vai reforçar a estratégia da Google para competir melhor na área dos serviços empresariais na cloud, uma vez que precisa de recuperar caminho em relação à Salesforce, Amazon Web Services e Microsoft.

A aquisição foi anunciada por Nan Boden, diretora de parceiros tecnológicos globais da Google. “A Orbitera oferece uma plataforma comercial que torna a compra e venda de software na cloud simples e escalável para todo o tipo de empresas, incluindo fornecedores independentes de software, fornecedores de serviço e organizações de canal de TI”, explicou a executiva no blogue da Google dedicado à cloud.

A vantagem da empresa é que automatiza muitos dos processos associados ao faturamento, desenho de pacotes e otimização do preço de software baseado na nuvem. Segundo Boden, mais de 60 mil pacotes empresariais foram já lançados na Orbitera.

“Na Google, trabalhamos de perto com os clientes empresariais e fornecedores de software para garantir que a sua transição para a nuvem é tão simples quanto possível”, sublinhou Nan Boden. “Reconhecemos que tanto os clientes empresariais como os ISVs [fornecedores de software independentes] querem poder usar mais de um fornecedor na nuvem e ter mais que uma forma de realizar testes de produto e provas de conceito antes de uma implementação global, enquanto usam integradores de sistemas, revendedores e ciclos de venda normais”, frisou a executiva.

Por outro lado, a tecnológica de Mountain View também adquire uma equipa talentosa, liderada por Marcin Kurc, que veio da Amazon Web Services e tem muita experiência no mercado. Em sua nota ao mercado, Kurc referiu que a Google partilha da visão para a “compra e implementação de serviços de TI numa infraestrutura de nuvem heterogénea.”

Há ainda a promessa de “manter a neutralidade da Orbitera como plataforma que apoia o comércio multi-nuvem”, garantiu a Google. Para a gigante, esta aquisição vai dar um impulso no número e tipo de fornecedores de software suportados na Google Cloud Platform. “Estamos a dar aos clientes mais escolha e flexibilidade no que toca a gerir os seus ambientes cloud”, conclui Nan Boden.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor