Pluscargo desenvolve solução própria de CRM

CIOCRMe-MarketingEmpresasNegóciosProjetosSoftware
0 38 Sem Comentários

Braço brasileiro do grupo de logística uruguaio RAS escolheu a plataforma GeneXus para criar seu software e_PLUS. O desenvolvimento levou 10 meses e o esforço foi recompensado. A solução será adotada por outras filiais do grupo.

Encontrar uma solução de CRM no mercado se mostrou uma tarefa mais difícil do que construir um sistema próprio para a Pluscargo Brasil, braço nacional do grupo uruguaio RAS, que administra sistemas logísticos de distribuição de comércio internacional com mais de 50 escritórios distribuídos em todo o mundo.

A criação do sistema, batizado e-PLUS, levou 10 meses e foi liderada por Felipe Angusti, que há três anos trabalha no departamento comercial da Pluscargo. Segundo a empresa, a área comercial precisava de um CRM que, além de gerenciar cadastro de clientes, histórico de processos e oportunidades de negócio, pudesse também enviar de forma padronizada os orçamentos para os clientes e disponibilizar aos gestores uma plataforma de análise da performance de cada usuário.

Angusti contou com a consultoria especializada de Marcus Costa para desenvolver o sistema em cima da plataforma GeneXus Evolution 3, um software para a criação de softwares. A primeira versão de testes do CRM e-PLUS ficou pronta ao final do quarto mês e hoje é parte da rotina dos 70 funcionários da área comercial da Pluscargo, entre vendedores, insidesales e gerentes da área comercial. “Não foi tão rápido porque grande parte do trabalho era entender a necessidade do nosso cliente interno para depois partir para o desenvolvimento em si”, conta Angusti.

Atualmente, o CRM e-Plus funciona somente na versão web, mas Pluscargo já trabalha no desenvolvimento de novas interfaces e recursos. “Nosso próximo passo é transformá-lo em mobile e desenvolvermos também soluções próprias para a área operacional e financeira. Dessa maneira, a Pluscargo vai poder trabalhar apenas com as soluções que desenvolvemos exclusivamente para a empresa.”

A ferramenta fez tanto sucesso dentro do Grupo RAS que outras filiais passarão a adotar o software desenvolvido no Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor