Sony, Panasonic e NHK formam consórcio para 8K

Inovação
0 0 Sem Comentários

As gigantes japonesas Sony e Panasonic se aliaram à rede de emissoras do país, NHK, para formar um consórcio de desenvolvimento da tecnologia 8K.

No Japão já estão sendo testadas transmissões 8K. Durante os Jogos do Rio, foram geradas em torno de 100 horas de transmissões com a tecnologia – embora as telas das televisões não estejam ainda preparadas para essa definição. Tanto a NHK quanto outras redes de TV no Japão planejam iniciar transmissões regulares em 8K em 2018.

Já a Sony promete ter televisões 8K ao mercado a tempo da próxima edição dos Jogos Olímpicos, Tóquio 2020.

Todavia, esse consórcio chega num momento em que o 4K ainda nem é padrão do mercado, com preços muito altos para televisões com essa ultra-alta definição (UHD). Mas Sony, Panasonic e NHK estão já de olho na próxima grande coisa, e ela será o 8K.

Segundo o portal Advanced Television, a cooperação entre as empresas tem como objetivo desenvolver a tecnologia nas televisões para que suportem as transmissões em vídeo 8K. Essa nova ultra-alta definição, chamada de “Super Hi-Vision“, tem quatro vezes mais resolução que o 4K.

O consórcio será liderado pela NHK. A fabricante Socionext, que resultou da fusão entre as divisões de chips da Fujitsu e da Panasonic, estará envolvida no desenvolvimento da próxima geração de processadores para essa nova era do vídeo.

Há um detalhe interessante nessa iniciativa. É que as marcas sul-coreanas LG e Samsung levam vantagem na tecnologia de ponta do mercado de televisões e telas nos últimos anos. As marcas japonesas perderam terreno e agora querem recuperá-lo, investindo já naquela que será a próxima geração.

Por outro lado, tanto a Sony quanto a Panasonic têm câmeras, de consumo e profissionais, e poderão se beneficiar do consórcio levando a tecnologia mais rapidamente para seus produtos.

Entre 17 e 20 de outubro, a NHK irá demonstrar transmissões em 4K e 8K na feira MIPCOM em Cannes, França.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor