Apps empresariais de realidade aumentada valerão US$5,7 bilhões em 2021

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Apesar do sucesso de games como Pokémon Go, as receitas provenientes de aplicativos de realidade aumentada serão mais elevadas no contexto empresarial que no consumo. Pelo menos durante os próximos cinco anos, de acordo com um novo estudo da Juniper Research.

A Juniper prevê que os apps empresariais de realidade aumentada atinjam os US$ 5,7 bilhões em 2021, decuplicando o tamanho do mercado em 2016. Nesse ano, as receitas estimadas serão de US$ 515 milhões.

De acordo com a pesquisa, o interesse das empresas nas tecnologias de realidade aumentada continua crescendo, impulsionado por melhorias no campo da visualização e latência nos dispositivos específicos da tecnologia. A expectativa por novos lançamentos, com destaque para o HoloLens da Microsoft, faz prever que as receitas de conteúdos no setor corporativo disparem. Muitas empresas irão preferir esse tipo de dispositivos a smartphones e tablets.

O documento se intitula “Augmented Reality: Developer & Vendor Strategies 2016-2021” e prevê que, devido ao tipo de conteúdo dos apps empresariais, como as parcerias da DAQRI com a Hyperloop e a Siemens, os preços se elevem. Essa combinação de conteúdos e hardware mais caros irá colocar um obstáculo à adopção, inicialmente. Apenas os “early adopters” irão implementar a tecnologia nos próximos dois anos.

Até 2020, as maiores oportunidades permanecerão no espaço dos smartphones e tablets, mas depois transitarão para dispositivos como o HoloLens, os chamados “Head-Mounted Displays” (HMD).

No segmento de consumo, a pesquisa identifica alguns obstáculos. “A nostalgia do Pokémon está se desvanecendo para a maioria dos usuários e há relatórios de que a utilização do app caiu”, refere Sam Barker, autor do documento.

Isso significa, diz a Juniper, que a maioria dos aplicativos de consumo terá uma janela de oportunidade limitada para gerar receitas. Ademais, o custo elevado dos HMD e a hesitação dos consumidores em usá-los publicamente irá causar um adiamento da decisão de compra.

O whitepaper Augmented Reality ~ Not Just Fun and Games pode ser acessado no site da Juniper.


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