Cidade paulista de Valinhos inaugura sua primeira praça digital

GestãoInovaçãoProjetosRedesTecnologia Verde
0 69 Sem Comentários

O projeto foi desenvolvido e implementado pela Tacira e é um espaço público inteligente que reúne, além do acesso à internet com Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees e ainda serviços de colaboração e participação cidadã.

O conceito de cidades digitais já começa a fazer parte dos planejamentos de prefeituras por todo o Brasil. Em Valinhos, no interior de São Paulo, a prefeitura inaugura esta semana o seu primeiro espaço público inteligente – a Praça Washington Luís. O projeto foi desenvolvido e implementado pela Tacira e é um espaço público inteligente que reúne, além do acesso à internet com Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees e ainda serviços de colaboração e participação cidadã.

A Tacira levou quatro meses para entregar o projeto, da sua concepção à implementação. Seis serviços digitais foram contemplados no projeto para atender as áreas de sustentabilidade, segurança, governança e experiência local, gerenciados por meio da plataforma Civis, que captura as informações, faz a integração dos dados e a gestão fim-a-fim de todos os serviços.

A rede Wi-Fi foi projetada com cinco hotspots e para ter acesso à internet basta preencher um rápido cadastro ou acessar com login de redes sociais. Os painéis informativos trazem notícias da prefeitura e região, entretenimento, informações de utilidade pública e de serviços prestados nos estabelecimentos comercias locais. Já as smart trees têm um QRCode que force informações de cada uma das mais de 210 árvores presentes na praça através do aplicativo Civis. A iluminação inteligente com LED está interligada a uma rede de monitoramento com sete câmeras full HD conectadas à Guarda Municipal. E pelo Sistema de Colaboração e Participação Cidadã, moradores e visitantes podem registrar reclamações, sugestões, solicitações e comentários referentes à praça.

A expectativa é de que o projeto proporcione eficiência energética, com redução no consumo de energia, e melhoria na segurança e na gestão pública.

Localizada na Região Metropolitana de Campinas, Valinhos tem cerca de 107 mil habitantes e ocupa a quinta posição no ranking das 20 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, de acordo com dados do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor