Huawei e Leica criam laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento

InovaçãoInvestigação

A Huawei e a Leica Camera anunciaram que vão expandir sua estratégia de colaboração com a inauguração de um centro de pesquisa e desenvolvimento que será gerido conjuntamente: o Max Berek Innovation Lab.

Este lançamento surge sete meses depois de terem dado a conhecer publicamente a sua parceria tecnológica de longo prazo, na área da engenharia óptica. O novo laboratório será localizado na sede global da Leica em Wetzlar, na Alemanha.

O objetivo é reforçar o desenvolvimento de sistemas ópticos e de tecnologias baseadas em software com vista a melhorar a qualidade de imagem numa diversidade de equipamentos móveis e de fotografia. Está ainda prevista a criação de soluções de imagem computacional, de realidade aumentada (AR) e de realidade virtual (VR). Além dos recursos de pesquisa de ambas as empresas, a Huawei e a Leica planeiam colaborar com universidades internacionais e alemãs e com instituições de investigação.

Markus Limberger, diretor de operações da Leica Camera, será diretor do Max Berek Innovation Lab. O executivo sublinha que as duas empresas partilham de anos de experiência em pesquisa, referindo que esse laboratório será uma “oportunidade histórica” de combinarem recursos e experiência para produzirem tecnologias “revolucionárias.”

O acordo foi assinado entre Andreas Kaufmann, acionista maioritário e presidente do conselho consultivo da Leica Camera, e de Ren Zhengfei, CEO da Huawei.

“Com a criação do Max Berek Innovation Lab, a Huawei e a Leica Camera estão alargando o âmbito de sua parceria estratégica de sucesso e estabelecendo bases para uma colaboração mais estreita no que diz respeito a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras no segmento de imagem”, declarou Andreas Kaufmann.

O nome do laboratório foi escolhido em memória de Max Berek (1886 – 1949), pioneiro alemão da microscopia e criador das primeiras lentes Leica. Foi também responsável pelo design óptico de mais de 20 lentes para a lendária câmera de 35mm, inventada e construída por Oskar Barnack. Foi graças a seu excepcional desempenho de imagem, a perfeita harmonização das lentes e a engenhosa construção que a Leica conseguiu sucesso mundial na fotografia de 35mm.

“No futuro, mais de 90% do tráfego de dados virá de imagens e vídeos”, disse Ren Zhengfei, CEO da Huawei. “O Max Berek Innovation Lab favorece o estabelecimento de uma parceria mais estreita com a Leica que poderá promover contínuos melhoramentos na qualidade de imagem e de vídeo. Como resultado, vamos fornecer as mais avançadas inovações no mercado das câmeras para smartphones e oferecer mais valor aos consumidores.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor