Qualcomm Clear Sight simula olho humano em tecnologia de câmera dupla

InovaçãoMobilidadeSmartphones

Nova tecnologia se integra ao chip de processamento de imagens Qualcomm Spectra, e promete mais nitidez para as fotos, maior alcance dinâmico de cores e menor distorção em baixa luz para smartphones com Snapdragon 820 e 821.

A Qualcomm anunciou uma nova tecnologia para câmeras duplas de smartphones que simula as propriedades do olho humano, a Qualcomm Clear Sight. Trata-se de um módulo de hardware integrado ao chip de processamento de imagens Qualcomm Spectra que usa algoritmos para juntar imagens capturadas pelas duas câmeras em uma única foto, resultando em uma imagem mais nítida e com menos ruído graças a um maior alcance dinâmico de cores e menor distorção mesmo em face a uma baixa iluminação.

A simulação das características do olho humano é explicada por PJ Jacobowitz, gerente sênior de marketing da Qualcomm Tecnologies. Segundo ele, nossos olhos possuem células receptoras em formato de cones e bastonetes. Elas capturam as cores em condições de alta luminosidade (no caso das primeiras) e de baixa luminosidade (no das segundas). “Clear Sight foi desenhada para simular as células cone e bastonete e entregar o melhor dos dois mundos, produzindo uma imagem com contraste e brilho otimizados”, explica.

A Clear Sight trabalha com duas câmeras, cada uma com suas próprias lentes e sensores e com o mesmo comprimento focal, mas uma delas captura as imagens em cores e outra em preto e branco para absorver mais luz, numa proporção três vezes maior que o sensor colorido. Quando as informações de cor são mescladas com a imagem em preto e branco, resulta numa imagem otimizada.

A nova tecnologia terá suporte nos smartphones que usem os processadores premium Snapdragon 820 e 821.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor