Segurança online: as dez celebridades mais “perigosas” da web

BrowserEscritórioSegurança
0 2 Sem Comentários

A Intel Security liberou seu 10º estudo anual sobre as celebridades mais perigosas que os usuários podem buscar online. A pesquisa, McAfee Most Dangerous Celebrities, é já uma tradição da empresa de segurança, que agora pertence à Intel.

Em 2016, a McAfee determina que Amy Schumer é a celebridade mais perigosa. Ou seja, quando buscam pela comediante estadunidense online, os cibernautas se expõem a mais resultados fraudulentos que com qualquer outra celebridade. No ano passado, o número um era o DJ Armin van Buuren.

Dessa vez, a segunda posição fica com Justin Bieber, o cantor canadense, e em terceiro está Carson Daily, apresentador do programa de talentos “The Voice.” O ator Will Smith vem em quarto e Rihanna aparece em quinto, seguida de Miley Cyrus.

“Os consumidores de hoje continuam fascinados pela cultura das celebridades e vão na web para encontrar as mais recentes notícias da cultura pop”, estabelece Gary Davis, chief consumer security evangelist da Intel Security. “Com esse apetite por informação em tempo real, muitos buscam e clicam sem considerarem os potenciais riscos de segurança.” Esse é o motivo pelo qual os cibercriminosos continuam tirando vantagem desse comportamento, tentando direcionar os consumidores para sites infetados com malware e outros códigos maliciosos.

“Como resultado, os consumidores precisam entender que precauções são necessárias para ter segurança nas experiências online”, avisa o responsável. O estudo da Intel Security aborda várias formas usadas pelos criminosos para atraírem suas vítimas, usando estreias de filmes, premiações, divórcios e outros eventos na vida das celebridades.

O fato de Amy Schumer estar no topo é, diz a Intel, um sinal dos tempos: mais e mais pessoas estão buscando streaming de vídeos e shows de TV para assistirem quando quiserem. No entanto, nem sempre de forma legal. Os sites de compartilhamento de ficheiros e torrents continuam crescendo e é neles que os consumidores buscam programas como “Inside Amy Schumer.”

Uma busca por “Amy Schumer Torrent” tem 33% de chance de levar você para um site fraudulento. Por Justin Bieber, 15%. Eis o top dez:

  1. Amy Schumer
  2. Justin Bieber
  3. Carson Daily
  4. Will Smith
  5. Rihanna
  6. Miley Cyrus
  7. Chris Hardwick
  8. Daniel Tosh
  9. Selena Gomez
  10. Kesha

A Intel Security adiciona algumas dicas de segurança para buscas sem problemas:

  • Evite seguir ligações de sites que não conhece quando buscar episódios recentes de um show. Prefira ir na fonte. Por exemplo, Inside Amy Schumer você encontra no comedycentral.com.
  • Cuidado sempre que buscar por “torrent.” Essa é a palavra mais arriscada de usar num motor de busca. Os cibercriminosos podem usar torrents para embarcar malware dentro de ficheiros autênticos, tornando muito difícil perceber se esse ficheiro é seguro ou não.
  • Se o site pedir informações como cartão de crédito, endereço, email ou outras, verifique primeiro se é legítimo – pode ser um ataque de “phishing.”
  • Não esqueça de ter os mesmo cuidados com celular e tablet.

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor