Fujitsu desenvolve tecnologia de baixo consumo de energia para 5G

InovaçãoMobilidade
0 0 Sem Comentários

Protótipo wireless incorporado à tecnologia de codificação inter-subarray de baixo consumo de energia conseguiu diminuir a interferência no envio de sinais para múltiplos dispositivos (beamforming hybrid).

A Fujitsu Laboratories, braço de pesquisa da Fujitsu, desenvolveu um protótipo wireless incorporado à tecnologia de codificação inter-subarray de baixo consumo de energia para transmissões de mais de 10 Gbps em estações radiobase (ERBs) 5G e pontos de acesso. O protótipo, de acordo com a fabricante japonesa, mantém níveis de consumo de energia similar ao do Wi-Fi, mesmo com velocidades de 10 Gbps em transmissões simultâneas para múltiplos dispositivos.

Enquanto se aguarda a definição do que será efetivamente o padrão de comunicações móveis 5G – a expectativa da União Internacional de Telecomunicações é de que isso ocorra até 2018 – a Fujitsu trabalha com foco no uso de ondas milimétricas e múltiplos elementos de antenas para transmitir simultaneamente sinais de feixes para cada dispositivo.

O que o protótipo conseguiu foi diminuir a interferência no envio de sinais para múltiplos dispositivos (beamforming hybrid). Esse método híbrido reduz o número de circuitos (que consomem muita energia) que controlam os digitais e analógicos, mas ao mesmo tempo apresenta problemas de interferência e, por consequência, redução da velocidade de transmissão.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor